19.6 C
Três Lagoas
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Três Lagoas sedia evento que reúne vereadores de todo o Estado

24/04/2014 15h43 – Atualizado em 24/04/2014 15h43

Cerca de 180 vereadores de 22 Municípios de Mato Grosso do Sul estão neste momento reunidos em Três Lagoas, objetivando ampliar conhecimentos e estreitar relacionamentos

Léo Lima

“É o primeiro a ser procurado pela população, em busca do atendimento às suas reivindicações; vocês representam toda a população e tem que ter orgulho disso”. Foi o que afirmou a vice-governadora Simone Tebet, na abertura do Congresso Estadual de Vereadores, que teve início na manhã desta quinta-feira (24) em Três Lagoas. Cerca de 180 parlamentares municipais de 22 cidades sul-mato-grossenses participaram da abertura do evento que está acontecendo no salão de eventos do Hotel OT, na circular da Lagoa Maior.

A frase da vice-governadora, que resumiu os objetivos do encontro, foi muito bem recebida pelos presentes, principalmente quando Simone Tebet observou que eventos do tipo “estimulam a autoestima do vereador, esse servidor público que precisa ter o devido reconhecimento, inclusive em termos financeiros, com melhores subsídios”.

A vice-governadora é uma das autoridades palestrantes convidadas. O tema abordado por Simone no evento foi “Desenvolvendo o MS”, onde tratou sobre as ações realizadas pelo governo André Puccinelli para alavancar o crescimento do Estado e, como consequência, beneficiar a população. Sua palestra teve início às 9 horas e término às 11 horas.

Após o intervalo para almoço, as palestras prosseguiram, com a presença do corregedor geral do Ministério Público de Contas (MPC), José Aedo Camilo, acompanhado dos doutores Ênio Murad e Reinaldo Campos, e ainda de Jean Phierre Vargas (que fala sobre Propaganda Eleitoral).

Para amanhã (25), estão programadas palestras do jornalista Antônio João Hugo Rodrigues (Correio do Estado) e do vereador Mário Cesar (presidente da Câmara de Campo Grande), que falará sobre Orçamento Municipal sob o ponto de vista do Legislativo.

IMPORTÂNCIA DO EVENTO

O presidente da Câmara Municipal de Três Lagoas, vereador Jorginho do Gas, esse encontro possibilita a participação de maior número de parlamentares do Bolsão, face as dificuldades que alguns enfrentam em estar nesses eventos devido a restrições financeiras. “Aqui fica mais perto para os colegas do Bolsão”, resumiu.

Jorginho observou também que o evento permite que os vereadores tenham melhores condições de entrosamento, possibilitando maior união dos parlamentares.

Já o presidente da União das Câmaras de Vereadores de Mato Grosso do Sul (UCVMS), Giovani Vieira dos Santos, destacou que esse primeiro encontro na região do Bolsão superou as expectativas. “Aqui, até o momento, reunimos 180 vereadores; em outros lugares temos visto menos participantes”, afirmou.

O entrosamento da classe também foi destacado por Giovani Santos, além de o evento servir para que os vereadores tenha um aprendizado sobre leis. “Com isso, o vereador tem maior informação e terá também condições de realizar fiscalização melhor nas ações do Executivo”, colocou.

Participaram da abertura do encontro, compondo a mesa, o corregedor geral do MPC José Aedo Camilo; deputado estadual Eduardo Rocha; vice-governadora Simone Tebet; e os vereadores Jorginho do Gas, Giovani Santos, Adriano Caçula (tesoureiro da UCV), Antônio Ângelo (secretário geral da UCV) e Dioni de Souza (Vice-presidente da UCV).

Até o período da manhã desta quinta-feira, tinham confirmadas participações vereadores das seguintes cidades: Água Clara, Bataguassu, Batayporã, Bodoquena, Bonito,Camapuã, Campo Grande, Cassilândia, Corumbá, Costa rica, Deodápolis, Fátima do Sul, Glória de dourados, Jatei, Inocência, Ivinhema, Naviraí, Nova Alvorada do Sul, Ribas do Rio Pardo, Santa Rita do Pardo, Sidrolândia e Três Lagoas.

Simone Tebet fala sobre importância do vereador no contexto sócio-político do Estado (Foto: Léo Lima)

Giovani Santos destacou o entrosamento dos colegas durante a abertura do evento no Hotel OT (Foto: Léo Lima)

Jorginho do Gas destacou o evento como de suma importância aos colegas do Bolsão (Foto: Léo Lima)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.