20.5 C
Três Lagoas
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Três Lagoas verá mostra de instrumentos de tortura

15/10/2003 16h05 – Atualizado em 15/10/2003 16h05

Três Lagoas estará recebendo entre os dias 20 de outubro e 09 de novembro de 2003 a Mostra Internacional de Instrumentos Medievais de Tortura, quando ficarão expostas 38 peças meticulosamente selecionadas pelo Museu Itinerante da Associação de Historiadores e Pesquisadores de Verona – Itália. A Exposição, trazida pelo Núcleo de Cultura da Prefeitura de Três Lagoas, com apoio da UFMS estará aberta à visitação pública no Salão Nobre do Núcleo de Tecnologia Educacional, situado à Avenida Antônio Trajano dos Santos, 603 no Centro.

Sob o título “Para Nunca Mais Esquecer”, a coleção de instrumentos é pertencente a vários museus e instituições culturais européias, de países como a Alemanha, Áustria, Itália e França, nações onde principalmente a inquisição católica foi bastante forte e motivou a utilização dessas verdadeiras “máquinas de tortura”. A Mostra se tornou itinerante na Europa em l987 e, dez anos depois, veio pela primeira vez ao Brasil, sempre com objetos originais e datados à partir do século l6, como um sarcófago utilizado pela primeira vez em l5l5 e que é mostrado na exposição.

De acordo com Vickie Salete Vituri de Souza, gerente do Núcleo Municipal de Cultura, “A Mostra nos remete a períodos históricos onde a mente humana e os modelos sócio-políticos existentes, permitiram a criação de instrumentos dessa natureza, coisa que com o passar dos tempos evoluiu mas nunca deixou de existir”.

Mostra desperta interesse de jovens

A Exposição já percorreu diversos países e cidades brasileiras e, em Mato Grosso do Sul, já foi visitada por milhares de pessoas nas cidades de Campo Grande, Aquidauana, Ponta Porã e Dourados, com grande afluência principalmente de jovens, entre os 18 e 30 anos de idade. Para Carla Andrade, coordenadora do museu itinerante, a peça que mais tem chamado a atenção é uma cadeira inquisitória, com 23 pontas de ferro e l.606 extremidades de madeira, usada na Europa Central para interrogatórios e processos até o século l9.

Os preços dos ingressos serão os seguintes: 3 reais ingresso inteiro, 1,50 reais para estudantes com carteirinha e 1 real para estudantes componentes de grupos acompanhados de professor.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.