19.6 C
Três Lagoas
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Eldorado já estoca madeira para iniciar produção em novembro

14/09/2012 12h05 – Atualizado em 14/09/2012 12h05

Antes de iniciar produção Eldorado muda logotipo e tem nova denominação

Prevista para entrar em funcionamento em novembro próximo, a Eldorado Celulose e Papel, que agora tem nova denominação, Eldorado Brasil Celulose S/A já divulgou a nova logomarca da empresa

Ricardo Ojeda

Embora a previsão da inauguração da fábrica esteja marcada para 12 ou 13 de dezembro, a estocagem de madeira já começou no mês passado e a meta é começar a produção de celulose em novembro próximo. Inicialmente a indústria terá capacidade para produzir 1,5 milhão de toneladas/ano de celulose branqueada.

Para o primeiro ano de produção, serão necessários 6.000.000 de metros cúbicos de madeira para atender a demanda industrial.

A matéria prima para atender a demanda da fábrica estão extraído de duas localidades, o primeiro é na fazenda Santa Maria às margens da MS 112 e o segundo módulo de extração está sendo fornecidos pelo grupo Mutum, de Água Clara. A produção inicial já tem mercado garantido, devendo ser exportada para América do Sul, Europa, América do Norte e países asiáticos.

LOGÍSTICA

A fábrica contará com infraestrutura logística para atender a demanda do transportes ao longo do 800 quilômetros que separa o site da indústria ao terminal portuário de Santos (SP). Para isso foram aplicados 8% do total investidos na construção do complexo industrial em três terminais, sendo o primeiro na sede da indústria, no rio Paraná, e mais instalações multimodais, uma em Aparecida do Taboado (rodo ferroviário) e outra (ferrofluvial), no meio do caminho, em Pederneiras (SP).

Quando a indústria estiver em plena operação, o complexo industrial será responsável pela geração de aproximadamente 2.500 empregos diretos e aproximadamente 8 mil postos de trabalho indiretos

METAS

A Eldorado, que será a maior fabrica de celulose em linha única do mundo tem como meta de produção de 5 milhões de toneladas até 2020. Mas a direção da empresa prevê iniciar a segunda linha de produção já em 2017, que terá capacidade de produzir 3,5 milhões de toneladas.

INAUGURAÇÃO

A fábrica tem data prevista para ser inaugurada no dia 12 ou 13 de dezembro e deverá contar com a presença da presidente Dilma Roussef, além do um show internacional com o tenor italiano, Andrea Bocelli.

A madeira para iniciar a produção de celulose já está sendo estocadas na industria, como mostra no canto direito da imagem (Foto: Ricardo Ojeda)

A extração da madeira estão sendo tirados em dois módulos, na fazenda Santa Maria (foto) às margens da MS 112, e em Água Clara, do Grupo Mutum (Foto: Ricardo Ojeda)

Visão geral do complexo industrial da Eldorado, onde, ao fundo o rio Tietê desemboca no rio Paraná. É por essa rota que será transportada a produção até o Porto de Santos (Foto: Ricardo Ojeda)

Logística: Com terminal portuário próprio, produção será embarcada em barcaças com destino ao terminal de pederneiras e de lá segue de trem, com bitola larga até o porto de Santos fazendo um percurso de 800 quilômetros (Foto: Ricardo Ojeda)

Vista geral do complexo industrial de Eldorado que tem o cronograma de obras em mais de 80% concluído (Foto: Ricardo Ojeda)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.