21.9 C
Três Lagoas
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Três-lagoense Cilene Queiroz lança novo livro “Sala das Flores”

Romance que aborda trama familiar é recheado de segredos e reviravoltas

Uma trama familiar que se passa, paralelamente, em 1890 e nos anos 2000. Um romance cheio de segredos e reviravoltas, amor e ódio, venturas e desventuras, acordos e traições. Assim pode ser resumida a história retratada no livro “Sala das Flores”, de autoria da três-lagoense Cilene Queiroz, que será lançado nesta quinta-feira (27), em Campo Grande, e no dia 3 de fevereiro, em Três Lagoas. “Esse livro exigiu uma pesquisa muito grande, foram quase dois anos pesquisando antes mesmo de começar a escrever. Me aprofundei em assuntos relacionados à Itália, à imigração italiana para o Brasil e à Segunda Guerra”, conta Cilene.

Três-lagoense Cilene Queiroz lança novo livro “Sala das Flores”

SAGA FAMILIAR

Tendo Machado de Assis como sua principal referência, e o livro “Memórias Póstumas de Brás Cubas” como fonte de inspiração, Cilene utiliza a digressão, recurso que afasta o autor da história para refletir sobre algum assunto, e os flashbacks temporais para se deslocar pelas duas linhas do tempo paralelas que a obra apresenta, uma no século XIX e outra no século XXI. “É uma saga familiar, da dinastia do italiano Donato Pace Giuseppe, e durante o desenvolvimento da história há uma quebra cronológica. É como se fossem dois livros em um”, explica a autora, que prefere não revelar muito sobre o enredo para não comprometer a experiência dos leitores.

Três-lagoense Cilene Queiroz lança novo livro “Sala das Flores”

RECOMEÇO

Bióloga, professora e pesquisadora, Cilene Queiroz encontrou na literatura um novo recomeço. Há 15 anos, um acidente vascular cerebral (AVC) limitou seus movimentos e sua locomoção, mas não sua criatividade e sua vontade de produzir. “Depois que tive o AVC não pude mais trabalhar fora, dependo muito das pessoas, mas isso não me impede de ir à luta, não. Comecei a ler mais, frequentar eventos literários, e isso foi crescendo em mim. Aí surgiu o primeiro livro, em 2010, depois o segundo e não parei mais. Foi uma redescoberta, uma nova paixão de vida”, define a escritora.

Residente em Três Lagoas, Cilene vai à Capital para lançar o livro com amigos, familiares e confrades da Academia Feminina de Letras e Artes de Mato Grosso do Sul (Aflams), da qual faz parte, mas vai realizar também uma tarde de autógrafos em Três Lagoas, no dia 3 de fevereiro, das 16h às 18h, na cafeteria Elzinha e o Garfo.

Três-lagoense Cilene Queiroz lança novo livro “Sala das Flores”

LER É PRECISO

Durante os eventos serão comercializadas as outras obras escritas por Cilene, e a renda dessas vendas será 100% revertida para o projeto “Ler é Preciso”, iniciativa da própria autora que distribui livros para escolas públicas de Três Lagoas.

“O projeto incentiva jovens e crianças a terem a leitura como aliada no aprendizado e no crescimento pessoal”, resume Cilene.Serviço: O livro “Sala das Flores”, de autoria de Cilene Queiroz, será lançado em Campo Grande nesta quinta-feira, dia 27 de janeiro, na cafeteria Duckbill (R. Nortelândia, 613 – Santa Fé), das 16h às 18h. O lançamento em Três Lagoas acontece na próxima semana, dia 3 de fevereiro, das 16h às 18h, na cafeteriaElzinha e o Garfo (Av. Capitão Olinto Mancini, 795 – Centro). Serão seguidos os protocolos de biossegurança vigentes e o uso de máscara será obrigatório.

Fotos: Flávia Guedes

Texto: Assessoria de Comunicação

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.