27.5 C
Três Lagoas
quinta-feira, 18 de abril de 2024

Três-lagoenses não pretendem mandar filhos de volta à escola antes da vacina

Após Governo criar Comissão para discutir retorno seguro às aulas moradores de Três Lagoas deixaram depoimentos nos canais digitais do Perfil News enfatizando que sem imunização não permitirão que crianças retornem à escola

Com um grande “Não!”. Assim os três-lagoenses reagiram à notícia de que o Governo do Estado criou uma Comissão para discutir o retorno seguro das crianças às aulas.

Três-lagoenses não pretendem mandar filhos de volta à escola antes da vacina
Alguns dos mais de 400 depoimentos deixados pelos leitores
do Perfil News nos canais digitais do site

Após a publicação da matéria no site e nos canais digitais do Perfil News, mais de 400 pessoas se manifestaram de forma contrária à volta às aulas presenciais. Os depoimentos podem ser vistos aqui, aqui e aqui.

“Estão até agora no EAD, então vamos finalizar no EAD. Acredito que no momento é a melhor opção. A volta às aulas coloca nossos filhos e corpo docente em risco”, opinou a leitora Edineia Oliveira.

O expressivo número de novos casos de Covid-19 na cidade (foram 81 apenas na última semana), o desconhecimento sobre as potencialidades do vírus, a insegurança e a falta de vacina são os maiores obstáculos para os responsáveis mandarem as crianças para as escolas. A imensa maioria acredita que as aulas só deveriam voltar após começar a imunização das crianças e dos funcionários da educação. “Primeiro a vacina, depois o retorno às aulas”, diz a leitora Joana Oliveira. “Sem vacina, sem aulas presenciais”, corrobora a leitora Maria Aparecida.

O leitor Thiago Ramalho pondera quanto à idade dos alunos e ao pertencimento aos grupos de risco. “Para o ensino médio até seria funcional. Mas para crianças não tem como. Sem contar que públicos de risco não poderão frequentar, tanto no corpo discente quanto docente”, disse.

Para a leitora Simone Souza, se nem os adultos respeitam as determinações da Organização Mundial da Saúde, as crianças também não saberão lidar com os protocolos. “Somente quando forem imunizados pela vacina. Nem os adultos respeitam as normas estabelecidas pela OMS, as crianças vão saber de alguma coisa?”, questiona.

“Jamais! O ano letivo se recupera, a vida não!!”, conclui a leitora Francielle Maíra.

Sobre a Comissão

A decisão da criação de uma Comissão para discutir o retorno das aulas presenciais foi publicada ontem no Diário Oficial do estado. O grupo é formado por representantes do poder público e da sociedade civil organizada. A ideia é planejar uma forma de milhares de professores e alunos poderem retornar às aulas presenciais em Mato Grosso do Sul sem serem infectados pelo coronavírus dentro das escolas e universidades.

Dentre outros, integram a comissão representantes da Secretaria de Estado de Educação (SED), do Conselho Estadual de Educação (CEE), do Conselho de Reitores das Instituições de Ensino Superior (CRIE-MS) e da Federação dos Trabalhadores em Educação (Fetems), além do Ministério Público Estadual (MPE-MS) e Assembleia Legislativa (Alems).

O documento justifica a criação da comissão pela necessidade de manter as medidas de prevenção do contágio da Covid-19; diz ainda que a medida considera recomendações do Programa de Saúde e Segurança da Economia (Prosseguir), criado para monitorar os riscos de contágio do coronavírus em MS; e respeita o direito universal à educação.

Em decisão publicada em 28 de julho, o Governo decidiu manter a suspensão das aulas presenciais até 7 de setembro.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.