27.2 C
Três Lagoas
quinta-feira, 18 de abril de 2024

Tribunal de Justiça instala a 3ª Vara Criminal de Três Lagoas

15/08/2014 17h04 – Atualizado em 15/08/2014 17h04

TJ instala a 3ª Vara Criminal de Três Lagoas

Participaram ainda diversas autoridades do Estado e da sociedade civil, como a prefeita da cidade, Márcia Moura, o deputado estadual Eduardo Rocha, o presidente da Seccional da OAB em MS, Júlio Cesar Souza Rodrigues, entre outras autoridades locais

Da Redação

Nesta sexta-feira (15) foi instalada a 3ª Vara Criminal da Comarca de Três Lagoas. O evento ocorreu às 10 horas no auditório do Tribunal do Júri do Fórum da comarca e contou com a participação do presidente do TJMS, Des. Joenildo de Sousa Chaves, e dos desembargadores Manoel Mendes Carli e Eduardo Machado Rocha. Participaram ainda diversas autoridades do Estado e da sociedade civil, como a prefeita da cidade, Márcia Moura, o deputado estadual Eduardo Rocha, o presidente da Seccional da OAB em MS, Júlio Cesar Souza Rodrigues, entre outras autoridades locais.

A reivindicação para instalar a nova vara na comarca já era antiga, sendo mais uma promessa cumprida pelo presidente do Tribunal de Justiça, Des. Joenildo de Sousa Chaves, em sua administração.

Na solenidade, o juiz diretor do Foro da comarca, Márcio Rogério Alves, ressaltou as qualidades da cidade de Três Lagoas, que é a primeira do Estado em desenvolvimento humano, possuindo o maior parque industrial do Estado. Contudo, ele explicou que a cidade também sofre com o desenvolvimento econômico. “O número de crimes aumentou muito nos últimos anos”. Para o magistrado, “a instalação da 3ª vara trará benefícios, não só para os operadores do direito, mas para toda a população, que precisa de uma prestação jurisdicional rápida”.

Márcio Alves ainda relembrou, in memoriam, o empenho do desembargador João Carlos Brandes Garcia, que faleceu no último dia 24 de julho, que, de forma ousada, viabilizou a construção do novo prédio do fórum, com uma estrutura funcional para comportar 10 varas.

Já o presidente do TJMS, Des. Joenildo de Sousa Chaves, lembrou de forma carinhosa a época em que atuou como juiz de direito em Três Lagoas. O desembargador ressaltou que a cidade desponta como a maior do Estado em desenvolvimento. Para ele, o trabalho de criação de novas varas e a instalação dos Postos Avançados da Justiça (Pajus), entre outras ações, é uma obrigação do administrador. “As melhorias na administração do Judiciário sul-mato-grossense eu devo aos colegas desembargadores, aos valorosos juízes e, também, aos servidores que vestem a camisa do judiciário”.

Com uma população estimada em 105 mil habitantes, em Três Lagoas tramitam cerca de 10.350 processos na área criminal, sendo 2.564 na 1ª Vara Criminal, que abrange também a área da Infância e Juventude, e 7.741 na 2ª Vara, segundo dados da Coordenadoria de Estatística do Tribunal de Justiça.

Os processos criminais que estão em tramitação na comarca terão prazos suspensos a partir do dia 18 de agosto para a nova redistribuição. Já a recém-criada 3ª Vara Criminal começará as atividades no dia 29 de agosto.

(*) Com informações de TJ MS

A reivindicação para instalar a nova vara na comarca já era antiga, sendo mais uma promessa cumprida pelo presidente do Tribunal de Justiça, Des. Joenildo de Sousa Chaves, em sua administração (Foto: TJ MS)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.