27.5 C
Três Lagoas
quinta-feira, 18 de abril de 2024

Turista foi atacado vivo em Maresias, diz médico-legista

24/10/2002 13h52 – Atualizado em 24/10/2002 13h52

O médico-legista Marcelo Saad, responsável pelo laudo da morte de André Luís Lopes, 20, afirmou, em depoimento à Polícia Civil, que o estudante foi atacado “por um peixe grande” quando ainda estava vivo no mar na praia de Maresias, em São Sebastião, litoral norte de São Paulo.

As afirmações do médico-legista foram baseadas no tipo de hemorragia encontrada na vítima. “Se ele já estivesse morto, não teria perdido tanto sangue. Mas, o que aconteceu foi exatamente o contrário”, disse o delegado José Luís Tibiriçá.

Polícia e especialistas investigam a possibilidade de Lopes ter sido atacado, no último domingo, por um tubarão tigre, espécie comum na costa brasileira e responsável pela maioria dos ataques a surfistas, em Pernambuco.

Segundo o delegado, as informações com o médico-legista foram obtidas em uma conversa informal, já que o laudo elaborado deverá ser encaminhado à polícia dentro de 15 dias. “O laudo do IML [Instituto Médico Legal] vai dar detalhes dos ferimentos encontrados na vítima, acompanhado de fotos”, disse Tibiriçá.

A versão do médico legista contraria a versão de especialistas consultados pela Folha, que discordam da hipótese de que Lopes tenha sido atacado antes de morrer, por afogamento.

“De acordo com o primeiro laudo, a vítima morreu por asfixia mecânica, ou seja, o que acontece quando a pessoa não sabe nadar e ingere água ainda consciente. Depois disso o exame fala da mordida do peixe”, disse o biólogo Alberto Ferreira Amorim, pesquisador científico do Instituto de Pesca em Santos e professor de pós-graduação em tubarões e arraias da Unesp (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho).

Para o oceanógrafo Otto Bismarck, especializado em tubarões, da Universidade Santa Cecília, também em Santos, a hipótese de mordida de tubarão é forte, mas também é mais provável que o ataque tenha acontecido após o afogamento.

Ontem, Tibiriçá encaminhou uma intimação ao Corpo de Bombeiros para colher depoimento dos homens do Grupamento Marítimo que retiraram o cadáver do turista do mar.

Um inquérito foi aberto pela Polícia Civil para investigar a morte de Lopes na praia de Maresias, uma das mais badaladas da costa sul de São Sebastião.

Fonte: Folha Vale

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.