18.2 C
Três Lagoas
sexta-feira, 19 de abril de 2024

União reconhece estado de calamidade pública em MS por coronavírus

Portaria do Ministério do Desenvolvimento Regional foi publicada na edição de hoje do Diário Oficial da União

CAMPO GRANDE NEWS – O secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Alexandre Lucas Alves, reconheceu o estado de calamidade pública em todo o território de Mato Grosso do Sul em decorrência do novo coronavírus (covid-19).

A portaria do Ministério do Desenvolvimento Regional foi publicada na edição de hoje (dia 8) do Diário Oficial da União. O decreto de estado de calamidade pública foi aprovado em 20 de março pela Assembleia Legislativa, que fez votação por meio do aplicativo WhatsApp para evitar aglomeração de pessoas.

O decreto permitiu tomada de decisões rápidas para frear a disseminação do novo coronavírus, como contratação de profissionais da saúde, proibição de visitas aos presídios estaduais e às unidades educacionais de internação; e fechamento de parques estaduais.

Mato Grosso do Sul ainda ficou dispensado de cumprir metas de resultados fiscais e pode solicitar verbas emergenciais. O Estado tem 80 casos confirmados da doença e registrou duas mortes pela covid-19.

“As demandas da epidemia estão mudando constantemente e o reconhecimento do decreto é mais uma forma de deixar tudo organizado para quando a situação for se agravando, claro que a gente espera que não se agrave.  Mas é preciso preparar todas as condicionantes para prestar o devido apoio à nossa sociedade”, afirma o coordenador estadual da Defesa Civil, Fábio Catarinelli.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.