17.7 C
Três Lagoas
sábado, 20 de abril de 2024

Universidade exibirá documentário sobre a Divisão do Mato Grosso

10/11/2006 10h32 – Atualizado em 10/11/2006 10h32

Conesul News

A UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), através da Faculdade de Ciências Humanas dará prosseguimento neste sábado, dia 11 de novembro, a partir das 13h30, no Anfiteatro da Reitoria da Instituição, o curso de extensão História Regional em Cena.

Será exibido o filme-documentário A Divisão de Mato Grosso, produzido pela Leãofilm e MTO2 (Cuiabá), com apoio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. O documentário faz um amplo resgate do tema da divisão de Mato Grosso, ocorrida em 1977. É uma história de coronéis da fronteira paraguaia, violência, migrações, do poder político da erva mate, do pantanal, e também sobre o isolamento geográfico e político.

Trata-se de um resgate histórico nas suas origens, mais tradicionais, desde a histórica Corumbá do mercado internacional, da Cuiabá bucólica e da vila de Campo Grande, que nasce à partir das pousadas de gado e do comércio bovino do Pantanal com o Triângulo Mineiro e, com São Paulo depois da passagem da ferrovia, em 1917, como conseqüência da Guerra do Paraguai.

O documentário registra ainda, entrevistas com personagens da vida acadêmica de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, em busca de uma leitura histórica do movimento separatista da região Sul, em todas as suas fases. O documentário faz também, um cuidadoso resgate de imagens dos jornais, dos documentos da época, de fatos e imagens como a Guerra do Paraguai e a Revolução Constitucionalista de 1932.

Após a exibição do documentário haverá um debate comentado pelo Professor Dr. Paulo Roberto Cimó Queiroz – UFGD, que publicou livros e documentos e que tratam das questões políticas e econômicas de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

O curso conta com 10 encontros aos sábados, até dezembro, sempre com filmes referentes à história de Mato Grosso do Sul. A coordenação está a cargo da professora Benícia Couto de Oliveira e do professor Laércio Cardoso de Jesus, ambos mestres do Curso de História da UFGD. Maiores informações: www.ufgd.edu.br – ou fone 3422-2129 – [email protected]

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.