22.8 C
Três Lagoas
terça-feira, 23 de abril de 2024

Vacinação: Ribas do Rio Pardo contra a Rubéola

27/08/2008 10h47 – Atualizado em 27/08/2008 10h47

O município de Ribas do Rio Pardo está engajado na Campanha Nacional de Vacinação contra a Rubéola, que teve início no dia 09 de agosto. O término está marcado para 12 de setembro.

Na terceira semana de vacinação, a cidade de Ribas do Rio Pardo imunizou 54,49% do público-alvo, o que corresponde, a 6.880 moradores de 20 a 39 anos. Até agora, entre os homens, a cobertura de vacinação foi de 46,94% e entre as mulheres foi de 54,49%.

Visando imunizar todo a população, a Secretaria de Saúde de Ribas do Rio Pardo realiza neste sábado (30), o dia central de vacinação.

Rubéola

A rubéola é uma doença aguda causada por vírus muito contagioso, que se transmite com extrema facilidade. A pessoa doente pode apresentar manchas avermelhadas na pele, começando no pescoço, que depois se alastra para o tronco, pernas e braços.

A doença é aguda porque os sinais principais aparecem rapidamente, e as manchas no corpo apresentam máxima intensidade no 2º dia e desaparecem até o 6º dia, durando em média de 5 a 10 dias, coincidindo, geralmente com o início da febre, que é baixa. Esses sinais colaboram para fazer a diferença com outras doenças que apresentam manchas no corpo. Podem estar presentes também alguns sintomas gripais, dor de cabeça, dores generalizadas, conjuntivite, coriza e tosse.

É importante saber que a metade dos casos de rubéola são assintomáticos, ou seja, em 59% dos casos os sintomas não estão presentes, não são visíveis. O problema é que estes casos assintomáticos podem contagiar as pessoas suscetíveis, ou seja, pessoas desprotegidas, seja por não terem tido a doença, seja por não serem vacinadas.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.