23.4 C
Três Lagoas
quinta-feira, 28 de março de 2024

Vereadores apontam deficiências na Saúde de Três Lagoas

24/04/2018 17h17

Redação

Durante a 11ª Sessão Ordinária de 2018, realizada nesta terça-feira (24), os vereadores relataram diversos casos relacionados ao atendimento na saúde pública do município que a população trouxe até os gabinetes. Após a exposição de várias queixas e vários discursos sobre o assunto na tribuna, a comissão permanente de Saúde e Assistência Social, composta pelas vereadoras Marisa, Sirlene e Cristina, decidiu convocar uma reunião com a secretaria de Saúde Pública, Conselho Municipal de Saúde e um representante do hospital.

Tudo começou quando a vereadora Marisa Rocha, presidente da comissão permanente de Saúde, usou a tribuna e relatou alguns casos em que o atendimento à saúde foi prejudicado pela falta de equipamentos ou pela falta de profissionais especialistas. “Estou preocupada com essa situação”, desabafou Marisa.

Na sequência, os demais vereadores que utilizaram a tribuna deram apoio à causa apresentada pela vereadora, inclusive apresentando outros relatos. “Um cidadão três-lagoense mandou mensagem comemorando que após seis meses tinha chegado o dia do exame. Ele pedia orações para que não desmarcassem como ocorreu outras vezes”, relatou Apóstolo Ivanildo citando mais um caso. “É importante a administração fazer uma reflexão sobre tantas reclamações”, destacou Ivanildo.

Após diversos debates e relatos, Marisa Rocha voltou a tribuna para pedir a convocação de uma reunião com a secretaria de Saúde Pública, o Conselho Municipal da Saúde e um representante do Hospital.

“Não estamos tratando de casos pessoais, mas sim pontuando fatos reais que estão acontecendo no município e que devem ser apurados e resolvidos. São críticas construtivas as quais esperamos que nos ouçam”, concluiu Marisa.

O vereador Luiz Akira usou a Tribuna para falar sobre a questão da saúde, parabenizando os vereadores pelo amplo debate sobre o assunto na sessão.

Bullying e a automutilação

O tema da audiência pública realizada no último dia 18 também foi alo do discurso dos vereadores. Marcus Bazé e André Bittencourt, vereadores propositores da audiência, agradeceram os envolvidos e anunciaram que estão criando uma emenda a Lei nº 3.312 para incluir o bullying e a automutilação. O vereador Professor Flodoaldo também demonstrou apreço pela causa, a qual vive de perto nas salas de aula.

O vereador Tonhão iniciou sua fala destacando a importância do evento. Na sequência, ainda falando sobre o tema saúde, esclareceu uma indicação que apresentou na semana passada e foi mal interpretado: sobre a criação de um centro para dependentes químicos. “É uma responsabilidade do Poder Público cuidar destas pessoas, o trabalho feito por igrejas e instituições é um algo a mais”, afirmou.

Ordem do Dia

Na Ordem do Dia, foram encaminhadas cinco denúncias, vindas do Ministério Público e do vereador Renée Venâncio, para a Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final a qual deverá produzir parecer. No total, os vereadores apreciaram dois vetos e um Projeto de Lei, mantendo os dois vetos e encaminhando o projeto para uma comissão permanente. Confira os itens em pauta:

Veto parcial ao autógrafo da Lei nº 3.393: “dispõe sobre proibição de a administração pública municipal adquirir ou alugar imóvel dos proprietários em que seja detentor de cargo eletivo ou comissionado na administração pública municipal”.

Veto parcial ao autógrafo da Lei nº 3.394: “dispõe sobre a isenção ou remissão do imposto predial e territorial urbano – IPTU e taxas incidentes sobre imóveis edificados e terrenos atingidos por enchentes e alagamentos causados pelas chuvas ocorridas no município de Três Lagoas-MS”.

Projeto de Lei nº 31: “Altera dispositivos da Lei nº 2.083, de 28 de setembro de 2006 e dá outras providências”.

(*) Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Três Lagoas

(Foto: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Três Lagoas).

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.