23.4 C
Três Lagoas
quinta-feira, 28 de março de 2024

Vereadores debatem sobre situação das três lagoas

Na Tribuna Livre, Manoel Pimenta, da ONG Amigos da Lagoa, falou sobre a situação das lagoas em nosso município

Nesta quarta-feira (8), aconteceu no Plenário da Câmara Municipal de Três Lagoas, a 42ª sessão ordinária. Foram analisados cinco projetos de lei em pauta, encaminhando todos para as comissões permanentes da Casa emitirem parecer. Na Tribuna Livre, Manoel Pimenta, da ONG Amigos da Lagoa, falou sobre a situação das lagoas em nosso município.

Narrando um histórico de mais de 20 anos de estudo, Pimenta contou a trajetória das lagoas, que não estão mais sendo vistas como um monumento natural, o que está causando sua ‘extinção’: “as lagoas estão num processo irreversível”, desabafou. 

Vereadores debatem sobre situação das três lagoas

O representante da ONG (foto) finalizou com um pedido de apoio aos vereadores, para que as lagoas voltem a ser uma Unidade de Conservação: “que vocês possam fazer um trabalho que venha a melhorar a situação das nossas lagoas”.

Alguns vereadores depois demonstraram apoio a causa e outros desejaram saber mais. Tonhão, vereador líder do prefeito na Câmara, pediu que Manoel enviasse todas as informações por escrito para que ele possa, publicamente, dar uma resposta juntamente com o poder executivo e secretarias afins.

PROJETOS

Confira os projetos que estavam em pauta e aguardam parecer das comissões permanentes: 

  • Projeto de lei n°97, de 31 de agosto de 2021: “cria o selo de responsabilidade social “Parceiros das Mulheres”, certificando empresas que priorizam a contratação de mulheres vítimas de violência doméstica” (autoria: Marisa Rocha e Sirlene)
  • Projeto de lei nº98, de 2 de setembro de 2021: “garante aos filhos dos servidores da educação o direito à vaga na unidade de ensino municipal em que estiver lotado seu responsável e dá outras providências” (autoria: Britão do Povão)
  • Projeto de lei nº99, de 2 de setembro de 2021: “institui o programa de incentivo e desconto no IPTU, denominado “IPTU Verde” no município de Três Lagoas” (autoria: Dr. Paulo Veron)
  • Projeto de lei nº100, de 02 de setembro de 2021: “fica vedada a nomeação para cargos públicos em comissão e em função gratificada de pessoas que tenham sido condenadas pela lei nº9.605, de 12 de fevereiro de 1998, e lei nº14.064, de 29 de setembro de 2020, que tratam das leis de maus tratos a animais” (autoria: André Bittencourt)
  • Projeto de lei nº101, de 2 setembro de 2021: “institui o programa Meu Primeiro Emprego no âmbito do município de Três Lagoas” (autoria: André Bittencourt)

INDICAÇÕES

Negu Breno pediu reforma da ADEN, Centro de Convenções e melhorias em infraestrutura. Dr. Issam pediu melhorias no Campo do Poeirão e melhorias em infraestrutura e trânsito. Silverado pediu construção de praça, recapeamento e sinalização de trânsito. Britão do Povão pediu instalação de poste e redutor de velocidade.

Sayuri Baez pediu lixeiras nas estradas e disponibilização de caminhão-pipa para amenizar poeira. Evalda pediu semáforo, patrolamento e ações para a prevenção ao suicídio e dignidade menstrual. Marcus Bazé pediu tapa-buraco, fiscalização na Lagoa Maior e faixa elevada. Paulo Veron pediu mais cirurgias ortopédicas de alta complexidade, limpeza e operação tapa-buraco.

Charlene pediu identificação de ruas, asfalto, tapa-buraco e iluminação. Bittencourt pediu patrolamento, redutor de velocidade e patrulhamento no CRASE Coração de Mãe. Marisa Rocha pediu vestiário no Jupiá, hematologista no SUS e um centro dos Correios. Davis Martinelli pediu plantio de árvores, segurança em piscinão, patrolamento e placas com nomes de ruas.

Dr. Cassiano pediu local para homenagear esportistas, reforma das quadras da lagoa, redutor de velocidade e caminhão-pipa para amenizar poeira. E Sirlene pediu pavimentação, quebra-molas e praça com academia ao ar livre.

Para saber todos os detalhes de cada indicação e requerimento dos vereadores, acesse a página de vereadores: linktr.ee/camara.treslagoas

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.