20 C
Três Lagoas
quinta-feira, 28 de março de 2024

Vestibular UFGD: com 34 cursos gratuitos, inscrições abrem na próxima segunda-feira

São 962 vagas para os 33 cursos do Vestibular 2022, destes, 32 são presenciais e um é na modalidade a distância: o Letras-Libras – Bacharelado, curso com habilitação em Tradutor/Intérprete em Libras

A Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) publicou, na tarde desta segunda-feira (08/11), os editais de abertura de inscrições para dois vestibulares, o Processo Seletivo Vestibular (PSV) 2022 para 33 cursos e o PSV Letras-Libras Licenciatura, que é feito prioritariamente para pessoas surdas. 

Vestibular UFGD: com 34 cursos gratuitos, inscrições abrem na próxima segunda-feira

Os candidatos têm de 16 de novembro a 14 de janeiro para fazer a inscrição pela internet, na página de cada vestibular. Já as provas de redação e objetiva (60 questões) acontecerão em 20 de março de 2022, no período vespertino, das 13h às 18h30, nas cidades de Dourados e Campo Grande (PSV 2022) e somente em Dourados para a Licenciatura em Letras-Libras.

São 962 vagas para os 33 cursos do Vestibular 2022, destes, 32 são presenciais e um é na modalidade a distância: o Letras-Libras – Bacharelado, curso com habilitação em Tradutor/Intérprete em Libras. A Licenciatura em Letras-Libras também é na modalidade EAD, no entanto seu foco é na formação de professores para Educação Básica e Superior, e seu vestibular possui 30 vagas. Somando os dois vestibulares, a UFGD está oferecendo 992 vagas em 34 cursos de graduação, nas modalidades presencial e a distância.

A taxa de inscrição para os vestibulares é de R$ 100 e pode ser paga por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU-COBRANÇA), em qualquer agência bancária, durante o expediente do banco. Para a inscrição, o candidato deverá estar no Cadastro de Pessoa Física (CPF). Para entrar na universidade, a única cobrança feita é essa taxa de inscrição no vestibular, já que todos os cursos são gratuitos, ou seja, não é necessário o pagamento de nenhuma mensalidade.

Vestibular UFGD: com 34 cursos gratuitos, inscrições abrem na próxima segunda-feira

Ainda existe a possibilidade de solicitar a isenção (gratuidade) da taxa de inscrição, até dia 10 de dezembro, no caso do candidato que não tiver condição econômica de arcar com esse pagamento. Tal direito é garantido para pessoas que estão inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico); ou que possuem renda familiar per capita igual ou inferior a um salário-mínimo e meio e que cursaram o ensino médio completo em escola da rede pública ou como bolsista integral em escola da rede privada. Esse pedido será feito pela Área do Candidato: https://selecao.ufgd.edu.br/.

VAGAS E CURSOS

Do total de 962 vagas oferecidas, aproximadamente 50% são reservadas para estudantes que cursaram todo o ensino médio em escola pública, com recorte sobre a renda familiar e cotas para negros (pretos e pardos), indígenas e pessoas com deficiência, conforme o último censo populacional do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e a legislação sobre as cotas nas universidades federais.

Os cursos de graduação oferecidos contemplam todas as áreas do conhecimento: Administração, Agronomia, Artes Cênicas, Biotecnologia, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Direito, Educação Física, Engenharia Agrícola, Engenharia Civil, Engenharia de Computação, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Aquicultura, Engenharia de Energia, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica, Física, Geografia, Gestão Ambiental, História, Letras, Letras-Libras (Bacharelado), Matemática, Medicina, Nutrição, Pedagogia, Psicologia, Química, Relações Internacionais, Sistemas de Informação e Zootecnia.

Vestibular UFGD: com 34 cursos gratuitos, inscrições abrem na próxima segunda-feira

Além das turmas que começarão no primeiro semestre de 2022, os cursos de Medicina e Matemática terão entradas no segundo semestre, conforme edital da seleção (itens 1.6.1 e 1.6.2).

As principais características de cada curso estão disponíveis no endereço eletrônico http://www.ufgd.edu.br/ , na seção Graduação-Presencial e dos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Letras/Libras estão no portal: https://www.ufgd.edu.br/faculdade/ead/index

Para maior segurança do candidato, as informações sobre o PSV-2022/UFGD deverão ser obtidas na Coordenadoria do Centro de Seleção pelo e-mail: [email protected] ou pelo whatsapp (67) 99332-4046.

Acompanhe as páginas de cada vestibular em:

Processo Seletivo Vestibular 2022 (PSV): https://portal.ufgd.edu.br/vestibular/processo-seletivo-vestibular-psv/psv-2022

PSVLetras-Libras – 2022: https://portal.ufgd.edu.br/vestibular/letras-libras-ead-licenciatura/psvletras-libras-2022 

Jornalismo ACS/UFGD
Fotos: Franz Mendes/UFGD

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.