28.6 C
Três Lagoas
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Vídeo-Documentário “Vila dos Operadores” será exibido online amanhã (30)

Obra nasceu em razão da história da Usina de Jupiá se confundir com a história de Três Lagoas, tendo a ajuda de muitos construtores que tiveram na Vila dos Operadores um local de abrigo

Os jornalistas Rogério Potinatti e Marcelo Dias realizarão amanhã, 30, às 14h, uma exibição Pública do vídeo-documentário “Vila dos Operadores”. A transmissão ocorrerá às no facebook de Rogério. A obra conta com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC), da Diretoria de Cultura e Auxílio Emergencial da Cultura e recursos da Lei Aldir Blanc.

De acordo com o jornalista, o vídeo-documentário nasceu em razão da história da Usina de Jupiá se confundir com a história de Três Lagoas, tendo a ajuda de muitos construtores que tiveram na Vila dos Operadores um local de abrigo.

“Há 60 anos, muitos construtores deste grande empreendimento ajudaram a desenvolver a cidade e torná-la o que é hoje. A Vila dos Operadores entra nesse contexto, pois foi criada para abrigar parte destes trabalhadores, assim com a Vila Piloto. Nosso trabalho mostra um recorte dessa história, contada pelos próprios moradores da Vila. Alguns que chegaram logo no início de construção das primeiras casas”, disse o jornalista.

De acordo com Rogério, nesta exibição os três-lagoenses verão como foi e como é viver em uma vila de grande porte, como a Vila dos Operadores. “Ali foi um local que por muitos anos foi uma verdadeira Cidade, com banco, transporte público, mercado, farmácia, escola, clube, enfim, despertou por décadas a curiosidade da população sobre este local emblemático.”, explicou.

O vídeo documentário é uma média metragem com duração de 17 minutos. Rogério espera com este trabalho ajudar a contar um pouco mais da história do Município por meio da implantação da Usina e da Vila.

“Até hoje a Usina é uma das maiores do mundo em geração de energia elétrica e que reuniu trabalhadores que ajudaram a povoar e tornar a região pujante e reconhecida mundialmente. Acreditamos que o documentário será importante principalmente aos estudantes e pesquisadores, que não conhecem a fundo o processo de industrialização e desenvolvimento do Município”, finalizou.

O diretor de Cultura, Heriksen Plesley parabenizou o trabalho dos jornalistas. “É importante para os três-lagoenses saberem sua história para entenderem não só o passado, mas o presente e futuro de Três Lagoas. Trabalhos como estes enriquecem a cultura da nossa Cidade”, disse.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.