23 C
Três Lagoas
quinta-feira, 28 de março de 2024

Volta às aulas nas Escolas SESI é marcada por recepção calorosa e cuidados com a saúde

Ao todo, mais de 3 mil alunos da Educação Infantil ao Novo Ensino Médio retomam as atividades de maneira 100% presencial

Acolher significa receber o outro com carinho. É com esse sentimento que as Escolas SESI começa a recepcionar seus alunos para mais um ano letivo nas sete unidades espalhadas por Mato Grosso do Sul. Nesta quinta-feira (27/01), a volta às aulas na Rede SESI foi marcada por uma recepção calorosa e cheia de afeto entre estudantes e professores. Tudo isso sem descuidar dos protocolos de biossegurança, para manter o coronavírus bem longe das escolas.

Ao todo, mais de 3 mil alunos da Educação Infantil ao Novo Ensino Médio retomam as atividades de maneira 100% presencial. Régis Borges, superintendente regional do SESI, acompanhou a volta às aulas na unidade da Capital. Ele se disse orgulhoso por ver as salas cheias e os estudantes animados com as novidades que o ano letivo reserva.

Volta às aulas nas Escolas SESI é marcada por recepção calorosa e cuidados com a saúde

“Não tem como não se emocionar com esse momento, vendo os pais trazendo os filhos para a escola no primeiro dia de aula. Depois de termos enfrentado dois anos de muita dificuldade por conta da pandemia, a sensação é de gratidão e esperança. Nós, da Rede SESI de Ensino, acreditamos que iremos ajudar a construir a história de vida dessas famílias que nos confiaram seu futuro”, disse o superintendente.

Como a pandemia ainda não acabou, o SESI reforçou as ações de biossegurança em todas as suas escolas. Várias medidas seguem sendo adotadas para garantir a saúde e o bem-estar da comunidade escolar, como: horários alternados de entrada, intervalo e saída dos alunos, para evitar aglomerações; e uso de máscaras e álcool gel nas dependências das escolas.

Na Escola SESI Campo Grande, a novidade para 2022 é a abertura de turmas do 1º ao 4º ano do Ensino Fundamental. Devido à entrada de dezenas de alunos novos, a direção da escola recebeu durante a semana pais e familiares das crianças para explicar a proposta pedagógica e apresentar toda a estrutura da unidade. Além de salas de aula, biblioteca, laboratório e auditório, a escola contará este ano com uma quadra esportiva indoor.

Alunos vivem misto de ansiedade e empolgação com retorno às aulas 100% presenciais

Os primeiros dias de aula são motivo de grande ansiedade, especialmente para os novatos, que estão chegando agora à Escola SESI. Nesse período, segundo o coordenador e diretor interino da unidade Campo Grande, Patrick Ramalho de Oliveira, os professores farão dinâmicas de grupo com os alunos e sondagem para identificar os níveis de aprendizado de cada um. “Como estamos recebendo alunos de inúmeras escolas diferentes, esse trabalho de sondagem será importante para que os professores possam nivelar o ensino e não deixar ninguém para trás”.

Voltar às aulas presenciais é motivo de alegria para Maria Eduarda Nolasco Rocha, 16 anos, aluna do 1º ano do Ensino Médio. Ela conta que o período de aulas online prejudicou seu aprendizado. “Eu não gostava da aula online, é muito chato e sem graça. Eu quase reprovei no online. Só quando voltaram as aulas híbridas eu consegui recuperar. Hoje meus pais preferem que eu venha para o presencial”.

Vários estudantes relataram sentimentos como ansiedade e empolgação com o retorno das aulas presenciais. Muitos preferem estudar presencialmente por conta do maior foco nas disciplinas, evitando distrações em casa, e também pelo reencontro com os amigos. “Eu espero conseguir aprender as coisas mais rápido, porque tenho um pouco de dificuldade com isso, e fazer muitos amigos legais”, diz Maria Fernanda Tavares Pessoa, 13 anos, aluna do 8º ano do Ensino Fundamental.

Volta às aulas nas Escolas SESI é marcada por recepção calorosa e cuidados com a saúde

A professora Karine Pereira Cavalcante Lemos ministra aulas de Português e Redação para o 6º e o 7º anos do Ensino Fundamental. Ela acredita que 2022 será um ano de recuperação para os alunos, devido às perdas de aprendizado causadas pela pandemia. “Temos alunos que não tiveram problemas só com aprendizado, mas também de ordem emocional. Então, creio que a gente consiga recuperá-los no decorrer do ano. Estamos muito ansiosos e esperançosos para que esse ano seja tranquilo para alunos e professores”.

Escola SESI atende a comunidade em sete cidades de MS

Além da capital, a Rede SESI de Ensino está presente nas cidades de Aparecida do Taboado, Corumbá, Dourados, Maracaju, Naviraí e Três Lagoas. Na Cidade Branca, o retorno às aulas está previsto para sexta-feira (28/01). Confira um resumo de como foi a acolhida aos alunos nas Escolas SESI.

Aparecida do Taboado – Devido a decretos municipais e regras de biossegurança, a tradicional reunião de pais e filhos na escola deu lugar a dinâmicas para os alunos do Novo Ensino Médio na quadra de esportes. Já os estudantes do Ensino Fundamental receberam lembrancinhas e participaram de dinâmicas em sala de aula.

Corumbá – A acolhida dos alunos foi marcada por momentos de emoção entre alunos e professores. Após o momento de confraternização, a comunidade escolar acompanhou no ginásio a palestra sobre saúde e segurança, ministrada pelo colaborador técnico Reginaldo Ferreira dos Santos.

Dourados – A novidade para 2022 ficou por conta da abertura da turma da Pré-Escola 1. A volta às aulas foi dividida em dois grupos. Primeiro, retornam os estudantes do Novo Ensino Médio. Já na segunda-feira (31/01), é a vez dos alunos da educação básica e do Ensino Fundamental retornarem às salas de aula. Haverá para todos os alunos a apresentação do corpo docente.

Naviraí – O mascote Zec, da Escola SESI, comandou a acolhida na unidade. Os estudantes foram recebidos com arcos de balões e lembrancinhas, ao som de música animada. Já nas salas de aula, os professores promoveram dinâmicas de grupo com os alunos.

Três Lagoas – A direção preparou uma recepção diferente para cada segmento de alunos. As turmas da educação infantil e do 1º ano do Ensino Fundamental foram recebidas por personagens infantis, para depois participarem de atividades de integração. Já as turmas do Ensino Fundamental 2 e Novo Ensino Médio foram recebidos no auditório pela banda dos professores. Em seguida, puderam participar de atividades lúdicas. Alunos novos fizeram visita guiada pelas dependências da escola. Toda a programação foi animada ao som de DJ e com distribuição de pipoca.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.