07/01/2019 14h49

Isso o coloca como o terceiro maior da região sudeste em capacidade, atrás apenas da Billings (77,94%) e Três Irmãos (58,67%), ambos no rio Tietê

Redação

Com a quantidade de chuva abaixo da média para o período – em dezembro choveu metade do previsto, o volume de água do reservatório da usina está em 57% e já é o oitavo do país em capacidade.

De acordo com o Operador Nacional do Sistema, que monitora a situação dos reservatórios em todo o país, o da usina de Ilha Solteira está em 57,94%. Isso o coloca como o terceiro maior da região sudeste em capacidade, atrás apenas da Billings (77,94%) e Três Irmãos (58,67%), ambos no rio Tietê.

No país, o reservatório de Ilha Solteira é o oitavo em volume. Os maiores são Ernestina, com 103,96%, e Passo Real, com 90,47%, ambos no Rio Jacuí.

Não há previsão que a CTG, que controla a usina de Ilha Solteira, abra os vertedouros da hidrelétrica de Ilha Solteira nos próximos meses. A água do reservatório deve ser controlada para uso durante a estiagem.

Caso o nível suba, ele será controlado através do aumento da geração de energia. A meta é controlar o volume do reservatório para não prejudicar a geração de energia no período de estiagem e nem o uso da água na agricultura e na criação de peixes em tanques-redes.

(*) Informações Ilha de Notícias

Foto: Divulgação

Comentários