24.2 C
Três Lagoas
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Workshop promovido pela Fibria mostra preocupação da empresa com o meio ambiente e sustentabilidade

23/02/2016 18h27 – Atualizado em 23/02/2016 18h27

Workshop da Fibria mostra preocupação da empresa com o meio ambiente e sustentabilidade

Com a participação de profissionais de imprensa de Três Lagoas e região, Fibria abriu as portas da empresa através do workshop, mostrando como a empresa gerencia suas atividades de forma correta e sustentável

Ricardo Ojeda, Daniela Silis, com informações

A empresa Fibria, uma das maiores produtoras de celulose do mundo, reuniu, nessa terça-feira (23), a imprensa de Três Lagoas para apresentar projetos de sustentabilidade. O evento foi realizado no salão de convenção do TAJ Hotel e teve início às 8h. O workshop contou com as presenças da diretora de Sustentabilidade e Comunicação, Malu Pinto Paiva, o gerente geral de Operações Florestais, Tomás Balistiero, a coordenadora de Sustentabilidade da empresa, Flávia Tayana, e o gerente geral Industrial, Renato Ottoni.

PREOCUPAÇÃO

Com sustentabilidade sendo a principal preocupação, a empresa apresentou durante o workshop o “jeito da Fibria de fazer sustentabilidade”, segundo Malu Pinto Paiva, diretora de Sustentabilidade e Comunicação. Os projetos visam satisfazem as necessidades do presente sem prejudicar o futuro. Paiva ainda disse que a sustentabilidade abrange muito mais do que apenas o meio ambiente, se preocupa também com o social, tecnológico, econômico e geopolítico.

MANEJO FLORESTAL

Por sua vez, o gerente geral de Operações Florestais da Fibria no Mato Grosso do Sul, Tomás Balistiero, apresentou as práticas de manejo florestal aplicadas nas operações. “Por meio de ações diferenciadas no plantio, colheita e logística da celulose temos conquistado resultados positivos quanto ao manejo florestal de forma sustentável, respeitando o meio ambiente, sequestrando carbono e contribuindo para o desenvolvimento regional”, afirmou.

AUTOSSUFICIÊNCIA

Já o gerente geral Industrial da Fibria em MS, Renato Ottoni, destacou a produção autossuficiente com a queima de biomassa para geração de energia e o uso sustentável da água, reutilizada quatro vezes no processo de produção de celulose. “Uma das metas de longo prazo da Fibria é reduzir a quantidade de resíduos destinados a aterro. O uso dos subprodutos da madeira possibilita não só a geração de energia limpa como também o destino sustentável desse resíduo, que retorna como corretivo de acidez do solo nas florestas da empresa”, acrescentou.

TRABALHO SOCIOAMBIENTAL

A coordenadora de Sustentabilidade da Fibria para o MS, Flávia Tayama, apresentou o trabalho socioambiental da empresa junto à comunidade em 2015, destacando o investimento de R$ 7 milhões no fomento de projetos e programas sociais no Mato Grosso do Sul. “Somente no Mato Grosso do Sul, 979 famílias participam ativamente de programas e projetos socioambientais com a finalidade de contribuir para o desenvolvimento sustentável, melhoria da qualidade de vida e a geração de renda”, exemplificou Flávia.

PILARES DA COMUNICAÇÃO

O gerente de Comunicação Corporativa da Fibria, Geraldo Magella, ressaltou que um dos pilares da comunicação é prover transparência, acesso, agilidade e credibilidade, fatores que ajudam a formar a reputação da empresa. “Queremos proporcionar a troca de informações, sanar as dúvidas e abrir um canal de comunicação com a imprensa sobre esse tema tão atual e importante para todo o planeta, que é a sustentabilidade do negócio florestal”, afirmou.

RESULTADOS POSITIVOS

De acordo com os diretores da Fibria, esses projetos já vêm dando resultados para a empresa. Nesse ano, a Fibria ganhou o prêmio de empresa mais sustentável, na categoria Relação com Clientes. Também é a sexta vez seguida em que foi eleita a melhor companhia do setor de Papel e Celulose no anuário do Guia Exame de Sustentabilidade.

Desde a sua implantação a Fibria já investiu U$ 1,5 bilhão de dólares em Três Lagoas, aplicados na compra de máquinas, equipamentos, cursos de qualificação, projetos sociais, na capacitação de mão de obra, que hoje conta com um quadro de 1.374 funcionários, sendo 70% de Três Lagoas e região, trazendo desenvolvimento para a cidade.

Ao fim do evento, os participantes receberam um certificado do Primeiro Workshop de Sustentabilidade, logo após foi oferecido um almoço.


O workshop realizado pela Fibria reuniu profissionais da imprensa de Três Lagoas e Região que conheceram os procedimentos adotados pela empresa no tocante à sustentabilidade (Foto: Ricardo Ojeda)

Durante o evento os palestrantes mostraram através de infográficos como a sustentabilidade faz parte do dia-a-dia da fábrica (Foto: Ricardo Ojeda)

Workshop promovido pela Fibria mostra preocupação da empresa com o meio ambiente e sustentabilidade

Workshop promovido pela Fibria mostra preocupação da empresa com o meio ambiente e sustentabilidade

Workshop promovido pela Fibria mostra preocupação da empresa com o meio ambiente e sustentabilidade


Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.