17/11/2006 15h06 – Atualizado em 17/11/2006 15h06

Terra

O Yahoo anunciou no final da quinta-feira a compra do site de opinião Bix.com, que permite que os usuários organizem concursos para escolha das melhores fotos, vídeos ou música produzidas por outros internautas. O objetivo da gigante da Internet é promover maior participação popular nos sites da companhia. A Bix é uma empresa com 16 funcionários criada por Mike Speiser, co-fundador da Epinions, companhia surgida na era do boom da Internet e pioneira da idéia de que reunir as opiniões dos usuários poderia funcionar como ferramenta que permite a localização de informações relevantes. Os termos financeiros da transação não foram revelados. Os concursos promovidos no site da Bix (http://www.bix.com) variam de dar notas a empreitadas criativas como karaokê, dança, fotografia ou textos a concursos de beleza do tipo “sexy ou não”. “Qualquer um, tanto indivíduos quanto empresas, pode usar o site para criar um concurso”, disse Speiser em entrevista por telefone. “Trata-se de concursos gerados por usuários, e não conteúdo gerado por usuários.” A Bix é parte da nova safra de sites que encorajam a expressão pessoal de seus usuários, ao permitir que as pessoas realizem vídeos curtos ou gravações de som. Para isso, o site oferece ferramentas de gravação de vídeo e áudio que funcionam com computadores conectados a aparelhos de baixo custo como webcams, celulares com câmeras ou câmeras digitais de vídeo. Fundada em janeiro deste ano, a Bix é a mais recente na série de aquisições de sites de mídia social empreendida pelo Yahoo, que inclui o Flickr, site que permite que usuários compartilhem fotos, o del.icio.us, que oferece recursos para listas de sites favoritos compartilhadas, o Upcoming.org, que possibilita a manutenção de agendas coletivas de compromissos, e o Jumpcut, site de ferramentas de edição de vídeo.

Comentários