28.8 C
Três Lagoas
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Zé Braquiara investe “pesado” em setores estratégicos de Paranaíba

08/02/2011 22h21 – Atualizado em 08/02/2011 22h21

A política agressiva de investimentos tem trazido resultados positivos

Áreas como as da saúde, educação, geração de empregos, assistência social, infraestrutura, meio ambiente, comércio e indústria, agronegócio e turismo tiveram atenção especial

Gilmar Lisboa

Nos dois primeiros anos de seu mandato, o prefeito de Paranaíba, José Garcia de Freitas (PDT), o “Zé Braquiara”, investiu “pesado” em setores essenciais do município. Nesse período, tiveram atenção especial do prefeito áreas como as da saúde, educação, geração de empregos, assistência social, infraestrutura e meio ambiente. Zé Braquiara também tem investido de forma substancial em áreas como as do comércio e indústria, agronegócio e turismo, e na valorização do servidor público.

RESULTADOS POSITIVOS

A política agressiva de investimentos tocada pelo prefeito de Paranaíba tem trazido resultados altamente palpáveis nas áreas que ele tem priorizado. Na área da saúde, por exemplo, os altos investimentos na melhoria do laboratório municipal “Carlos Rodrigues de Mello” permitiram uma ampliação substancial do número de exames realizados naquela unidade. Nos últimos quatro meses de 2010, por exemplo, sete mil exames, das mais diferentes complexidades, foram feitos no local.

A aquisição de novos veículos para a vigilância sanitária e para os programas Saúde da Família, além da compra de um ônibus para o transporte de pacientes para tratamentos em centros mais avançados, como Barretos e São José do Rio Preto, no interior de São Paulo, foram outros investimentos feitos pelo prefeito na área da saúde. A prefeitura também deu início, recentemente, à construção de uma Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) 24 horas na cidade, que será futuramente usada como unidade intermediária entre os postos de saúde e os hospitais que atendem a casos de grande complexidade.

EDUCAÇÃO

Na área da educação, a prefeitura de Paranaíba fez grandes investimentos, nos últimos dois anos, principalmente, em centros de educação infantil, novas salas de aula e uniformes e material didático. Somente o Centro de Educação Infantil que está sendo construído no Jardim América permitirá o atendimento futuro de 120 crianças. O projeto Bombeiros do Amanhã, voltado a crianças carentes, já atende 30 adolescentes. Zé Braquiara também investiu no conhecimento dos estudantes. Para isso, em parceria com o Sesi, construiu uma biblioteca pública voltada às mais variadas faixas escolares.

INFRAESTRUTURA

Um outro setor amplamente favorecido pelo prefeito de Paranaíba foi o de infraestrutura urbana. Nos dois últimos anos, Zé Braquiara investiu pesado em obras de reparos, construção e pavimentação de vias urbanas e rurais, e de galerias pluviais e iluminação pública. Somente em 2009, o prefeito construiu 40 mil metros quadrados de recapeamento asfáltico. Já em 2010, foram investidos R$ 2 milhões no mesmo setor, beneficiando as mais diversas regiões do município. No último ano, somente a região do Parque Industrial da cidade foi contemplada com 12.731 metros quadrados de pavimentação asfáltica.

GERAÇÃO DE EMPREGOS

Zé Braquiara também atuou firme, a partir de 2009, para atrair indústrias e, ao mesmo tempo, fomentar a criação de novas frentes de trabalho em Paranaíba. No período, pelo menos cinco grandes empreendimentos industriais se instalaram na cidade. Entre eles, fábricas de tanques de água e carrocerias, de confecção de roupas, e de cosméticos e asfalto. Outras três grandes empresas tiveram garantidos incentivos para se instalar no município nos próximos tempos.

ASSISTÊNCIA SOCIAL

Já na área da assistência social, os investimentos da prefeitura de Paranaíba priorizaram, nos últimos dois anos, principalmente a construção de casas para famílias de baixa renda e cursos e orientações visando integrar essas pessoas ao mercado de trabalho. Entre os cursos ministrados estão os de cabeleireiro e de pintura em tecidos. Também foram tocados programas para erradicar o trabalho infantil do município e integrar membros da terceira idade à população profissionalmente ativa.

MEIO AMBIENTE

Na área do meio ambiente, Zé Braquiara financiou atividades de conscientização junto a escolas e comunidades ribeirinhas. Além disso, tocou programas visando a limpeza de leitos de rios da região e de doação e plantio de mudas de plantas. Na mesma área o prefeito fez parcerias com órgãos como a Companhia Energética de São Paulo (Cesp) e Cooperativa Recicla Paranaíba (Coorepa).

Pela primeira vez, Prefeitura contrata médico infectologista

Atendimento de especialista nunca antes existente em Paranaíba marca investimentos na saúde. Entre os investimentos efetivados pela administração municipal em saúde é possível citar a contratação de profissionais com especialidades que não existiam em Paranaíba, destacando a do médico infectologista Márcio César Reino Gaggini, que atende no município desde maio do ano passado. Único profissional da área na região, sendo que Mato Grosso do Sul possui apenas sete infectologistas. O médico realiza aproximadamente 300 atendimentos por mês, sempre nas sextas-feiras e sábados, com intervalo de quinze dias.

O prefeito de Paranaíba, Zé Braquiara disse em entrevista ao SBT que investiu maçicamente em setores essenciais para o desenvolvimento do município (Foto: Ricardo Ojeda)

Já na área da assistência social, os investimentos da prefeitura de Paranaíba priorizou a construção de casas para famílias de baixa renda (Foto: Divulgação)

Pela primeira vez a prefeitura contrata médico infectologista que atende no município desde maio do ano passado (Foto: Divulgação)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.