25.2 C
Três Lagoas
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Vias de Três Lagoas são consumidas pela ação do tempo e do desgaste

29/07/2014 16h03 – Atualizado em 29/07/2014 16h03

Maioria das ruas e avenidas da cidade está esburacada, ocasionando acidentes, alguns com vítimas, inclusive fatais

Léo Lima com Larissa Lima

É comum o condutor de veículos em Três Lagoas efetuar manobras arriscadas, colocando em risco sua vida e a de terceiros, para se livrar das crateras que despontam em muitos trechos de vias. Não somente na área central da cidade, mas também na periferia, aonde as atenções dos administradores dificilmente chegam a tempo de evitar a deterioração por completo da rua ou avenida.

Uma cidade asfaltada gera mais qualidade de vida para sua população, valoriza imóveis e empreendimentos. No entanto, o que se nota é a proliferação de milhares de buracos nas vias de Três Lagoas.

A pavimentação na cidade apresenta sérios problemas de deterioração, como rachaduras, buracos e trilhos profundos causados pelo tráfego de ônibus, caminhões e outros veículos pesados.
Com vias asfaltadas, aumentam as alternativas de trafegabilidade e diminuição dos custos de manutenção de veículos.

Onde se realiza pavimentação asfáltica sem o sistema de drenagem, em pouco tempo, haverá prejuízo e transtorno, as vias que recebem asfaltamento e onde não é feito esse serviço, tem menor tempo de duração. As ausências de drenagem e de sistema de esgoto resultam em acúmulo de águas servidas e o surgimento de buracos, que passam a gerar transtornos para pedestres e condutores de veículos.

EXEMPLOS

A reportagem do Perfil News foi conferir alguns pontos da cidade onde a pavimentação das vias está comprometida por buracos aos montes e que vão aumentando e a deterioração avançando em metros de extensão.

Logo na saída, na Circular da Lagoa, a constatação: em vários pontos da avenida Aldair Rosa de Oliveira, os buracos se proliferam. Ainda mais com o agravante das águas das chuvas que estão ocorrendo. Próximo da Sejuvel (Secretaria Municipal de Juventude) uma enorme cratera ilustra a situação.

Depois, no bairro Lapa, ao longo da rua João Silva, entre as ruas Egydio Thomé e Josino da Cunha Viana, outros pontos esburacados. Mais adiante, já pela rua Bernardino Rodrigues Montalvão, entre a Oscar Guimarães e a avenida Antônio Trajano, novamente a mesma situação.

Na Antônio Trajano, próximo da rodoviária, logo após a travessia com a rua Manoel Ferreira da Rocha, os buracos afrontam os amortecedores dos veículos em cuja direção estão teimosos condutores a enfrentar os perigosos “quebra-molas” naturais. E não é somente isso, a pavimentação, parece, está se esfarinhando, pois o asfalto está se desfazendo e os pedriscos saltam a cada roda que passa por cima.

“Já vimos um monte de acidentes por causa desses buracos”, afirmou um comerciante que tem açougue quase na esquina dessa avenida com a rua Manoel Ferreira da Rocha.

ACIDENTE COM MOTO

No dia 11 de junho deste, por volta das 15h15, um motociclista de 34 anos caiu de moto ao passar com veículo em um buraco no asfalto na rua Jari Mercante, no bairro Alvorada, junto à valeta para escoamento de água, conhecido como mata burro.

O motociclista só viu o buraco quando estava muito próximo e não teve tempo de frenar. O pneu da moto bateu em uma pedra solta, que estava dentro do buraco. Com o impacto, o condutor caiu e foi arremessado a cerca de dez metros de distância do local, sofrendo escoriações no lado esquerdo do corpo, braço, perna e pé.

PROBLEMA AUMENTA

Um grande problema foi registrado no bairro Vila Nova, mais precisamente no cruzamento das ruas Egydio Thomé com a Duque de Caxias. “É uma vergonha e com as chuvas o problema vai aumentando”. O comentário é do cobrador Samuel Pereira, que trafegava no momento pelo cruzamento com sua motocicleta.

“Um perigo, principalmente quando chove, pois a água encobre os buracos enormes, e também à noite, surpreendendo os desavisados”, concluiu Samuel, acrescentando que “os buracos estão por toda parte da cidade”.

PISCINA DE LAMA

Na Rua Antônio Estevan Leal, no Jardim Alvorada, nos dias de chuva, a água empoça formando uma enorme piscina de lama, invadindo a calçada dos comércios, prejudicando não só o tráfego pela via, mas também as vendas das empresas.

O comerciante Agnaldo Marques conta que na sexta-feira (25), precisou sinalizar com um cabo de vassoura e uma sacola plástica, um enorme buraco na frente de sua loja. “Eu coloquei a sinalização porque dois rapazes de moto caíram no buraco; um carro passou por cima, por isso que está sem”, revela.

Agnaldo conta ainda que a situação no local é recorrente. “Já sugeri várias vezes para as equipes da Prefeitura que vem fazer os reparos aqui, para que deixem a rua em um nível mais baixo para a água poder escoar para o piscinão, mas eles sempre fazem do mesmo jeito e o problema volta”, explica.

Ainda em dias de chuva, a água toma quase toda a calçada e sem ter por onde passar, condutores passam com carros e motos por cima da calçada. O comércio vizinho até cercou a calçada com fios para evitar o tráfego de veículos.

SEM RESPOSTA

A reportagem do Perfil News tentou contato com o secretário Walter Garcia de Oliveira Júnior, da Infraestrutura, Transporte e Habitação da Prefeitura Municipal, mas a atendente disse que ele tinha “acabado de entrar para uma reunião”. E indicou Azevedo Garcia de Medeiros Júnior, do Departamento de Infraestrutura Urbana e Serviços Públicos da Pasta, para tratar sobre o assunto: situação das ruas pavimentadas da cidade. No entanto, o celular do dito responsável pelo setor só retornava mensagem gravada.

Foi amplamente noticiado, há meses atrás, que a prefeita Marcia Moura determinou que ruas centrais de grande fluxo na cidade fossem recapeadas, como a Oscar Guimarães, João Carrato e Elmano Soares. No entanto, somente alguns trechos foram atendidos com o serviço, restando ao longo dessas vias e demais ruas e avenidas da cidade um volume enorme de buracos a serem tapados.

Motociclista se aproxima de enorme buraco na Circular da Lagoa; nos detalhes, na Vila Nova, motociclista tem que desviar das crateras, e no Jardim Alvorada carros e motos tem tráfego dificultado em vários trechos da rua Estevan Leal (Fotos: Edivelton Kologi e Larissa Lima)

Samuel Pereira usa a moto para fazer cobranças na cidade e diz que os buracos

Avenida Antônio Trajano com a rua Manoel Ferreira da Rocha: asfalto está se deteriorando e o empoçamento de água concorre para o desgaste (Foto: Edivelton Kologi)

Em quase todas as ruas do bairro Lapa, os pedriscos soltos indicam que os buracos no asfalto estão aumentando (Foto: Edivelton Kologi)

Na Oscar Guimarães, o motorista tem dificuldade em desviar de vários buracos no asfalto (Foto: Edivelton Kologi)

Avenida Antônio Trajano, próximo da rodoviária: os buracos na via estão aumentando, obrigando os motoristas a desviarem o trajeto (Foto: Edivelton Kologi)

Motociclista ferido em acidente na Jari Mercante: no detalhe, as pedras soltas no

Cruzamento das ruas Egydio Thomé com Duque de Caxias: enormes buracos, escondidos sob poças de água, são um transtorno para os condutores de veículos (Foto: Edivelton Kologi)

No Jardim Alvorada, a rua Antônio Estevan Leal tem um

Os buracos estão tomando conta de toda a malha viária asfaltada de Três Lagoas (Foto: Edivelton Kologi)

A falta de sistema de drenagem e esgotamento das águas das chuvas, o problema aumenta e se prolifera na cidade (Foto: Larissa Lima)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.