23.8 C
Três Lagoas
sábado, 27 de abril de 2024

Fibria apoia elaboração do PPA de Três Lagoas

19/08/2017 10h30

PUBLIEDITORIAL: Fibria apoia elaboração do PPA de Três Lagoas

Plano se resume na execução dos planos traçados para o quadriênio 2018-2021

Ygor Andrade, com redação

O Plano Plurianual, ou, PPA, é um planejamento realizado, basicamente, para promover o desenvolvimento de uma cidade. Três Lagoas já começou a traçar o seu, visando o quadriênio 2018-2021. Sete reuniões já foram feitas, e mais uma deve acontecer na Câmara Municipal.

A participação popular em um assunto como este é de bastante importância, justamente por se tratar de decisões que afetam diretamente o dia a dia do cidadão três-lagoense, por isso, entidades como a Associação de Moradores do Bairro Paranapungá, representados pelo presidente Celso José de Souza, marcaram presença em algumas reuniões. Segundo Celso, “as reuniões foram feitas já com uma base técnica apresentada pela Administração Municipal”. Porém, isso não impediu que os presentes também opinassem acrescendo mais detalhes aos projetos. “As pessoas pensam diferente, e isso foi de extrema importância nas reuniões. Estamos felizes em poder participar do desenvolvimento de nossa cidade”, comentou o presidente.

Também estiveram nestas reuniões outras entidades como a Associação Comercial e Industrial de Três Lagoas, Unicesumar, Casa do Construtor, Pastoral da Criança, Associação de Luta de Braço (ATLB), Sindicato dos Servidores Públicos Municipal (SSPM), Conselho Gestor, Associação de Moradores do Bairro Interlagos, Sindicato dos Trabalhadores da Educação (SINTED), Agesul, Sindicato dos Agricultores Familiar, Sindicato dos Empregados do Comercio de Três Lagoas e Câmara Municipal.

PARCERIA QUE DÁ CERTO

No entanto, apesar de tanta participação popular, o que mais chama a atenção, é a presença da Fibria, que entra como apoiadora na elaboração do Plano, por meio de contratação de consultoria técnica, juntamente com Instituto Votorantim, Instituto Arapyaú e BNDES. “O processo de elaboração do PPA de Três Lagoas, conta com o apoio técnico em sua elaboração, do Instituto Polis, que vai prezar pela execução dos planos firmados na parceria entre o Instituto Votorantim, Fibria e a Prefeitura Municipal de Três Lagoas dentro do PAGP (Programa de Apoio a Gestão Pública)”, explicou Neide Aparecida da Silva, Consultora da equipe técnica do Instituto Polis.

Neide explica que essa parceria “tem objetivo de qualificar os técnicos da gestão municipal na elaboração do PPA e ampliando a participação da sociedade. Posso ressaltar que o apoio da Fibria é fundamental na execução da ação de apoio técnico na elaboração do PPA Participativo”, ressaltou Neide.

PARTICIPAÇÃO COLETIVA

O Secretário Municipal de Governo e Políticas Públicas, Daynler Martins Leonel enalteceu a importância destes pequenos eventos. “O PPA é um instrumento de planejamento obrigatório e vai ajudar a municipalidade a definir prioridades, programas e ações da Gestão Pública. Este ano, com um formato diferente, a equipe que está à frente desse projeto foi aos quatro cantos da cidade para ouvir os moradores, saber quais são as principais necessidades de cada região. É uma maneira de organizar e melhor gerir um município”, disse o Secretário.

Ainda segundo Leonel, após a realização das audiências regionais, os técnicos de cada Secretaria vão se encontrar para destacar os principais pontos apresentados durante as reuniões, bem como a reestruturação da versão final do PPA, que deve ser apresentada à população no próximo mês.

Leonel finalizou enaltecendo a colaboração e o empenho de todos os Secretários, Diretores e esquipes técnicas da Administração. “Houve um envolvimento efetivo de todos estes setores que conheceram, acompanharam a construção das demandas e estão concluindo o trabalho”, finalizou.

A Prefeitura de Três Lagoas realizou sete audiências públicas, visando apresentar ideias sobre o PPA. A Participação da população foi bastante positiva. (Fotos:_JJ Caju)

A Prefeitura de Três Lagoas realizou sete audiências públicas, visando apresentar ideias sobre o PPA. A Participação da população foi bastante positiva  (Fotos:_JJ_Caju)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.