21.2 C
Três Lagoas
sexta-feira, 26 de abril de 2024

IEL oferece curso de oratória como parte do Programa de Capacitação Empresarial

14/10/2014 10h11 – Atualizado em 14/10/2014 10h11

A formação busca preparar os participantes para falar para pequeno, médio e grande público

Gabriela Rufino

No âmbito do Programa de Capacitação Empresarial, o IEL iniciou, nesta segunda-feira (13/10) e prossegue até quinta-feira (16/10), o curso “Oratória – A Arte de Falar Bem para Qualquer Público”, com o consultor especialista em oratória Guto Dobes e o publicitário com MBA em coaching Guto Dobes Filho. A temática do curso atende a demanda das empresas e foi definida conforme pesquisa.

Para o superintendente do IEL, Bergson Amarilla, o mercado tem grande demanda por cursos na área de comunicação, as empresas sentem necessidade de que seus colaboradores se comuniquem de forma adequada. “A boa comunicação é um dos pilares de sustentação empresarial”, declarou.

O coordenador da área de capacitação empresarial do IEL, Luiz Alberto Pereira, acrescentou que se trata de um curso diferenciado com a proposta de mostrar ao participante a própria evolução com o passar dos dias. “Durante o curso, os consultores vão fazendo as correções e orientando da melhor forma”, disse.

Guto Dobes acrescentou que durante os encontros os participantes vão falar em público e a performance de cada um será gravada para que, no fim, possa ser avaliada pelos próprios participantes. “Cada participante vai receber um DVD no fim em que poderá conferir o desempenho”, disse, acrescentando que o intuito é que as pessoas concluam o curso com condições de falar para pequenos, médios e grandes públicos.

Ele contou que o medo é a principal questão a ser trabalhada. “O que observamos é que na maioria das vezes o medo é o fator que mais atrapalha. Por isso, usamos técnicas focadas para lidar com medo, trabalhando-o antes, durante e após o discurso”, disse, acrescentando que existem pesquisas na Europa que apontam o medo com o principal fator impeditivo do falar em público.

Participantes

A técnica operacional Juliene Corvelone, 33 anos, acredita que o curso vai contribuir para melhoria no trabalho e na faculdade. “No trabalho eu lidero pessoas e na faculdade preciso apresentar trabalhos com certa frequência, o que me deixa muito inibida”, revelou, completando que faz o curso superior de Processos Gerenciais oferecido pelo Senai.

Para o técnico em segurança do trabalho, Heverton da Silva Machado, 30 anos, a expectativa é retirar alguns vícios de linguagem. “Quero melhorar essa questão de vícios e também a minha dicção. Eventualmente fazemos palestras e, por isso, a importância de buscar a melhor forma de se expressar”, pontuou.

A assistente de departamento pessoal Thainá Fernanda Flores Vieira de Mello, 24 anos, acredita que a timidez é uma grande trava na hora de falar em público. “Sei o que tenho de falar, mas a minha timidez dificulta muito. Fico nervosa, vermelha e a minha voz treme”, contou.

Helbert Luis Ribeiro da Rocha, 29 anos, trabalha no controle de qualidade de uma empresa e disse que tem muita vergonha de se expressar em público. “Por isso procurei este curso, acredito que vai me ajudar a transpor essa dificuldade”, garantiu.

(*) ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA FIEMS

A técnica operacional Juliene Corvelone, 33 anos, acredita que o curso vai contribuir para melhoria no trabalho e na faculdade. (FOTO: Assessoria de Comunicação)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.