25.2 C
Três Lagoas
sábado, 27 de abril de 2024

Início da segunda linha de produção da Eldorado Brasil fica para 2018

05/04/2017 11h42

Com lançamento da Pedra Fundamental em junho de 2015, nova fábrica entrará em operação em 2020

Ricardo Ojeda e Patrícia Miranda

A tão esperada obra da segunda linha de produção da Eldorado Brasil prevista para acontecer no início do segundo semestre deste ano foi postergada para iniciar em 2018. O investimento com orçamento na ordem de R$ 8 bilhões seria um alento para a economia do município.

Entretanto, até agora foram feitas obras de terraplanagem e de infraestrutura básica, como a drenagem, água pluvial e esgoto. Ou seja, a base para receber a estrutura da fábrica já está concluída.

EXCLUSIVIDADE

No dia 22 do mês passado, o diretor industrial da Eldorado Brasil, Carlos Roberto Monteiro, falou com exclusividade ao Perfil News que o projeto da construção da 2ª linha da fábrica de celulose da Eldorado Brasil, batizada de Vanguarda 2.0 foi adiada para 2018.

O empreendimento que teve a Pedra Fundamental lançadaem 15 de junho de 2015 estava previsto para ser inaugurado no final de 2018 ou começo de 2019, como disse o presidente da Eldorado Brasil Celulose, José Carlos Grubisich, em maio do ano passado.

Na entrevista ao **Perfil News*, Monteiro disse que o Conselho da Empresa está avaliando qual é o melhor momento para prosseguir com o projeto. Ele adiantou que poderá acontecer no 2º semestre de 2018, mas tudo dependerá de uma série de fatores. “O projeto básico está completamente concluído e estamos esperando uma oportunidade para dar sequência no Vanguarda”, disse Monteiro.

DEMANDA MUNDIAL

A certeza que a segunda linha será edificada é o consumo do produto em escala mundial. Ele foi enfático ao dizer que a cada ano há crescimento no consumo de cerca de 1,6 milhão de toneladas de celulose no mundo, o que justifica a entrada de outras plantas pelo globo para atender a demanda do mercado.

Questionado sobre qual seria o melhor momento dar o start à obra, ele frisou que o país passa por uma situação economicamente difícil e que só agora começa a mostrar um direcionamento. A partir daí é que os investidores voltam a ter confiança para investir no Brasil. Porém, adiantou ele, o processo não está parado, mas sim, dando sequência ao projeto que foi lançado em junho de 2010, explicou.

“Se fizermos uma retrospectiva iremos lembrar quando a Eldorado falou em fazer a primeira fábrica, a incredibilidade era enorme. Não tinha madeira, o pessoal não era do setor”. Enfim, uma porção de coisas que saía na mídia e aí vemos o potencial que a empresa tem de primeiro mundo e resultados no mesmo nível. “Hoje há gente que fala as mesmas coisas, que não tem condições, que o projeto vai demorar. Não estamos tão defasados, assim como o pessoal acha. Qualquer projeto grande dessa natureza pode sofrer algum atraso”, explicou Monteiro, em relação aos comentários relacionados à segunda planta da Eldorado Brasil.

EFICIÊNCIA DIFERENCIADA

O Vanguarda 2.0 será responsável pela produção de 2,5 milhões de toneladas anuais a mais. O projeto da primeira fábrica mencionava 1,5 milhões de toneladas. Porém estamos produzindo 1,7 milhões de toneladas. “Para chegar a esse volume de produção nós não tivemos novos investimentos, apenas uma eficiência diferenciada no setor”, exemplificou Monteiro.

Ele explicou ainda que o desempenho da planta e a gestão aplicada na fábrica supera as expectativas. Quando estiver em operação com as duas linhas o complexo terá capacidade para produzir 4,2 milhões de toneladas por ano.

POSICIONAMENTO DO PREFEITO

O prefeito Angelo Guerreiro informado pela reportagem sobre o adiamento do cronograma da segunda linha da Eldorado Brasil disse estar preocupado. “A medida vai impactar o orçamento de 2018 da prefeitura, esperávamos com muita expectativa o início desse grande empreendimento, que infelizmente não ocorrerá este ano. Porém, independente disso, tenho pedido aos nossos secretários que se atentem para a contenção de gastos”, reiterou.

CONHEÇA O PROJETO VANGUARDA 2.0 ASSISTINDO O VÍDEO ABAIXO

 

No dia 15 de junho de 2015 foi lançado oficialmente a Pedra Fundamental do Projeto Vanguarda 2.0, com orçamento de R$ 8 bilhões. A imagem registra os maquinários posicionados para dar inicia ao empreendimento (Foto: Ricardo Ojeda)

 

No dia 22 do mês passado o diretor Industrial da Eldorado Brasil recebeu a reportagem do Perfil News, falando com exclusividade sobre o cronograma de expansão (Foto: Lucas Gustavo)

 

A foto oficial com autoridade e diretores da Eldorado Brasil durante a solenidade de lançamento da Pedra Fundamental ocorrida em 15 de junho de 2015 (Foto: Ricardo Ojeda/Arquivo)

 


Monteiro disse que a atual planta da fábrica mencionava a produção de 1,5 milhão de toneladas de celulose, porém devido a eficiência diferenciada em cada setor atingiu a produção de 1,7 milhões anuais (Foto: Patrícia Miranda)

 


Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.