25.2 C
Três Lagoas
sábado, 27 de abril de 2024

Terra dos “Sessenta dias apaixonado” completa nesta quarta-feira, 68 anos

28/09/2016 09h47

Terra dos “Sessenta dias apaixonado” completa nesta quarta-feira, 68 anos

Aparecida do Taboado está situada na região Leste de Mato Grosso do Sul e é o 4º município mais industrializado do Estado

Patrícia Miranda

“Viajando pra Mato Grosso, Aparecida do Taboado. Lá conheci uma morena, que me deixou amarrado. Deixei a linda pequena por Deus confesso desconsolado.
Mudei meu jeito de ser, bebendo pra esquecer, sessenta dias apaixonado”
, diz a canção gravada por Chitãozinho e Xororó, e remete à cidade que completa nesta quarta-feira (28), 68 anos de fundação.

Em 1979, quando Mato Grosso do Sul, pertencia a Mato Grosso, a música entoou em muitas rádios pelo país e o município da Região do Bolsão ganhou destaque. Aparecida do Taboado é conhecida também por ser palco da “Festa do Peão de Boiadeiro”.

APARECIDA DO TABOADO

São 24.745 aparecidenses, de acordo com população estimada deste ano pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no entanto seus primeiros habitantes vieram dos Estados de São Paulo e Minas Gerais, no século XIX.

O primeiro povoado às margens do Rio Paraná, na região do Porto Taboado teve como desbravadores os mineiros João Barbosa e Máximo José da Rocha, a partir de 1900. Com a doação de parte de sua fazenda, Antônio Leandro deu início ao povoado de Lagoa Suja, o que hoje é Aparecida do Taboado.

Após tornar-se distrito pela Lei nº 1.012, de 1 de agosto de 1926, o município foi criado pela Lei nº 130, em 28 de setembro de 1948.

“Aparecida” é a homenagem que seu fundador, Antônio Leandro de Menezes deu após uma promessa feita a Nossa Senhora Aparecida, pela saúde de seu filho, já “Taboado” é derivado de um antigo porto às margens do Rio Paraná, onde habitavam “taboas”, comum vegetação em áreas alagadas do cerrado.

“Se alguém fala em Mato Grosso eu sinto o peito despedaçado. O pranto rola depressa, no meu rosto já cansado. Jamais eu esquecerei Aparecida do Taboado. Deixei a minha querida, deixei minha própria vida, sessenta dias apaixonado”

Aparecida do Taboado é conhecida também por ser palco da “Festa do Peão de Boiadeiro”. (Foto: Divulgação)

Localização de Aparecida do Taboado, em Mato Grosso do Sul. (Foto: Divulgação)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.