27.6 C
Três Lagoas
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Como fazer lambe-lambe?

04/09/2015 08h49 – Atualizado em 04/09/2015 08h49

Técnica utiliza somente cola para fixar cartazes, que podem ser impressos até mesmo em uma gráfica online

Assessoria

Colados nas paredes e muros da cidade, os lambe-lambes são uma parte importante do cenário urbano. Seja para anunciar um disco, uma festa ou até mesmo deixar mensagens inspiradoras, eles são a melhor maneira de divulgar algo sem precisar de muito dinheiro ou tempo. A ideia é incrível e basta conhecer um pouco da técnica para sair colar os cartazes e gerar composições extremamente interessantes.

ONDE É POSSÍVEL COLAR?

Os cartazes podem ser colados em diversos ambientes públicos ou privados, desde que haja comunicação prévia e autorização dos responsáveis. Na dúvida, vale a pena consultar órgãos públicos e verificar a situação do local pretendido.

É também proibido colar o material em espaços onde haja qualquer tipo de sinalização pública, como faixas e placas, já que isso obstrui a visão das pessoas e pode até causar acidentes.

TAMANHO IDEAL

O tamanho mais indicado e também o mais usado é o A3. Ele tem o formato e o tamanho de um cartaz pequeno e se encaixa bem em diversos locais. Esse tamanho é também bastante usado pelas gráficas, que podem até mesmo receber pedidos online, por aqui. É possível realizar ainda colagens com os cartazes, formando um grande painel.

IMPRESSÃO E PAPEL

É indicado que a impressão seja feita com aparelhos off set ou laser. Isso porque as impressoras jato de tinta acabam fazendo com que o papel perca a cor ou manche com a cola, que é líquida. Muitas gráficas fazem preços menores para os lambe-lambes, devido à grande quantidade que geralmente é encomendada. O papel usado precisa também ter gramatura baixa, sendo indicado ter entre 75g/m² a 90g/m².

COLA E APLICAÇÃO

As colas caseiras são baratas e fáceis de fazer. Elas levam polvilho doce, maisena ou farinha de trigo misturada com água e vinagre. Basta aquecer a água e misturar até gerar um produto homogêneo, seguindo uma proporção de 5 litros de água para cada xícara de ingrediente. Para que não haja nenhum problema, a dica é misturar o polvilho ou farinha em água fria antes de acrescentar na água quente.

Se você optar pelo uso de cola branca, basta usar 2 partes de água para 1 de cola líquida.

Para fazer a colagem, basta levar a mistura em alguma garrafa e um recipiente para passar o pincel, rolinho ou brocha grande. Basta passar sobre a superfície uma boa quantidade de cola e pregar bem. Depois disso, aplique mais cola sobre o cartaz, para que ele fique bem ‘lambido’. Assim está pronto o lambe-lambe, que durará por um bom tempo no local, mesmo estando submetido às condições externas.

(*) Conversion

A ideia é incrível e basta conhecer um pouco da técnica para sair colar os cartazes e gerar composições extremamente interessantes (Foto: Assessoria)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.