25.2 C
Três Lagoas
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Coronel David pede prioridade de moradias para mulheres vítimas de violência doméstica

06/05/2016 10h19 – Atualizado em 06/05/2016 10h19

Iniciativa será encaminhada ao Governo de Mato Grosso do Sul

Assessoria

O deputado estadual Coronel David (PSC) usou o plenário para pedir ao Poder Executivo Estadual que crie uma lei com o objetivo de inclusão de critérios que priorize as mulheres vítimas de violência doméstica no acesso a programas habitacionais empreendidos pelo governo do Estado de Mato Grosso do Sul.

A atenção às mulheres agredidas é uma das bandeiras defendida pelo parlamentar, que tem 30 anos como policial militar, e que conhece a dificuldade que elas convivem e muitas vezes recorrem ao 190 como meio de auxílio.

O Coronel David ressaltou que, o Estado de Mato Grosso do Sul apresenta a segunda maior taxa de registro de violência contra a mulher entre as unidades federativas do país em 2014, só ficando atrás do Distrito Federal. “É bom frisar que Mato Grosso do Sul teve o índice de 91,61 atendimentos para um grupo de 100 mil mulheres, estando elevadamente acima da média das taxas das demais unidades federativas, que correspondem à 57,90 atendimentos. Em 2014, houve uma cobertura de 83,33% dos municípios do Estado, tendo recebido ligações de 65 dos 78 municípios sul-mato-grossenses”.

Campo Grande é a capital brasileira com a maior taxa de registros na Caixa de Atendimento à Mulher (pelo 180), segundo o Balanço Anual de 2014. “No combate à violência contra a mulher, os números apresentados pela Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) de Campo Grande, apontam forte atuação na prisão de agressores, tanto que, no ano de 2014 foram efetivadas 518 prisões, representado 345% a mais que as 150 que ocorreram em 2011. Dessas 518, 84% delas, ou seja, 435 foram flagrantes”, explicou o parlamentar.

“Estas mulheres precisam deste apoio por parte do poder público, uma vez que, muitas vezes elas acabam morando com o agressor, por não ter para onde ir. E com esta ajuda, cria-se uma perspectiva de vida para elas”, fala o deputado estadual Coronel David e completa “nesse contexto, com a criação deste novo critério de prioridade a mulher vítima de violência não ficará exposta a novas agressões de toda natureza, pois, não dependerá de abrigo e poderá contar uma nova moradia, impedindo, que indivíduo se aproxime e até mesmo faça contato”.

(*) Assessoria de imprensa do deputado estadual Coronel David

A atenção às mulheres agredidas é uma das bandeiras defendida pelo parlamentar, que tem 30 anos como policial militar. (Foto: Denilson Secreta)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.