29.6 C
Três Lagoas
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Iagro e InpEV estudam implantar sistema único de devolução de embalagens em Mato Grosso do Sul

12/02/2016 09h10 – Atualizado em 12/02/2016 09h10

Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias e Iagro se reuniram para discutir os problemas que envolvem a devolução, o recolhimento e fiscalização de embalagens vazias de agrotóxicos

Assessoria

Técnicos da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) e do Instituto Nacional de Processamentos de Embalagens Vazias (InpEV – Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias) se reuniram hoje (10) para discutir os problemas que envolvem a devolução, o recolhimento e fiscalização de embalagens vazias de agrotóxicos em Mato Grosso do Sul.

Temas como o recebimento itinerante no Assentamento Itamaraty e em outras localidades, como também o agendamento eletrônico de devolução das embalagens vazias de agrotóxicos por meio do site do InpEV e o controle da devolução de embalagens vazias nas revendas de materiais agrotóxicos também foram abordados pelo gerente de defesa e inspeção vegetal, Félix Castro, o fiscal estadual agropecuário, Lírio Inácio Haas e o coordenador regional de operações do InpEV no Estado, Hamilton Rondon.

O grupo também discutiu o estudo que está em fase de avaliação, que tem como objetivo avaliar a implantação de um sistema único de devolução de embalagens vazias de agrotóxicos em todo Mato Grosso do Sul. “Sobre o estudo que visa implantar um sistema único de recolhimento desses materiais ainda faremos novas discussões e com novos parceiros”, comentou Félix Castro.

Em 2015 Mato Grosso do Sul, através do trabalho do InpEV em parceria com o Iagro, ampliou em 19% o número de recolhimento de embalagens vazias de defensivos agrícolas destinadas de forma ambientalmente correta, , em relação ao ano de 2014. Esse aumento – de 2.933 unidades para 3.498 – significou para o Estado figurar entre os três Estados que tiveram aumento significativo no País, junto de Tocantins e Pará.

Desde o início das operações do ‘Sistema Campo Limpo’ do InpEV em 2002, foram destinadas corretamente mais de 376 mil toneladas do material em todo País.

O inpEV é uma entidade sem fins lucrativos criada pela indústria fabricante de defensivos agrícolas para realizar a gestão pós-consumo das embalagens vazias de seus produtos de acordo com a Lei Federal nº 9.974/2000 e o Decreto Federal nº 4.074/2002.

(*) Assessoria Notícias MS

Grupo discute sobre a implantação de um sistema único de devolução de embalagens vazias de agrotóxicos em todo estado. (Foto Assessoria)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.