23.8 C
Três Lagoas
sábado, 27 de abril de 2024

Puccinelli realiza sonhos concretizando obras em Três Lagoas

17/12/2014 14h50 – Atualizado em 17/12/2014 14h50

A extensa agenda cumprida pelo governador de MS em sua visita, nesta manhã, em Três Lagoas, culminou na assinatura da ordem de serviço para construção do Hospital Regional, não sem antes inaugurar o contorno ferroviário

Léo Lima e Ricardo Ojeda

O governador André Puccinelli acompanhado do ministro dos transportes, Paulo Sérgio Passos, cumpriu extensa agenda na manhã desta quarta-feira (17) em Três Lagoas.
Ele desembarcou, acompanhado da vice-governadora e agora senadora eleita Simone Tebet, no aeroporto municipal e logo cumpriu o primeiro compromisso inaugurando, junto com a prefeita Marcia Moura, o recapeamento de trecho da avenida Filinto Muller – da rotatória da BR-158 até a rua Josino da Cunha Viana (18 quadras), produto de emenda parlamentar do deputado estadual Eduardo Rocha.

Em seguida, às 8h30, no bairro Vila Nova, o governador inaugurou a reforma e adequação do prédio administrativo/operacional, garagem e construção de laboratório da Sanesul e ampliação do Sistema de Abastecimento de Água (SAS).

Depois, o governador seguiu para o bairro Jardim Wendrei, onde inaugurou a obra de reforma e ampliação e cobertura da quadra de esportes da Escola Estadual Bom Jesus. A instituição atende 1.016 alunos em Três Lagoas, do ensino fundamental ao médio.

UNEI

Perto das 10 horas, André Puccinelli, acompanhado de comitiva também composta por vereadores, secretários municipais e representantes de vários segmentos da sociedade, inaugurou a nova Unidade Educacional de Internação (UNEI), com capacidade para 70 adolescentes, sendo a maior do Estado e uma das mais modernas do País.

Dentre os discursos na ocasião, o pronunciamento (também em tom de despedida, já que vai para o Rio Grande do Sul) do secretário Wantuir Jacini, de Justiça e Segurança Pública, que discorreu sobre a importância da nova UNEI. Conforme ele, a unidade, além de Três Lagoas, vai atender os adolescentes em conflito com a lei dos municípios de Água Clara, Anaurilândia, Aparecida do Taboado, Bataguassu, Inocência, Santa Rita do Pardo e Selvíria.

CONTORNO

Às 11 horas, o governador André Puccinelli juntamente com o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, entregaram a conclusão do contorno ferroviário de Três Lagoas. A obra, realizada em parceria com o governo federal, traz mais segurança à população, principalmente no que se refere ao tráfego de veículos e pedestres nos cruzamentos com a ferrovia. “A obra emblemática não é somente o contorno ferroviário, mas também a urbanização da área de servidão, com a retirada dos trilhos, igual como fizemos em Campo Grande”, enfatizou o governador.

A prefeita Márcia Moura, em seu discurso, agradeceu a dedicação de Puccinelli no concurso para a realização da obra, lembrando que a retirada dos trilhos permitirá a integração total da cidade: “não vamos mais tratar Três Lagoas como do lado de lá dos trilhos e do lado de cá dos trilhos”.

A vice-governadora Simone Tebet, por sua vez, destacou que o governador André Puccinelli possibilitou três grandes sonhos dos três-lagoenses: a solução com relação à água do palmito (cujo poço foi fechado pela Petrobrás); o contorno ferroviário e o hospital regional. Agora, a nova linha adutora construída pela Sanesul, cujo novo poço tem vazão de 200 mil litros/hora, abastecerá o consumidor “do outro lado da linha”.

“Resgatamos o orgulho do três-lagoense por ter nascido aqui”, resumiu Simone, ao encerrar seu discurso.

A retirada dos trilhos da região central vai gerar mais segurança para motoristas e pedestres, sendo de suma importância para o desenvolvimento urbano e para a economia do município. Além dos novos trilhos, o trajeto conta com dois viadutos ferroviários (de 20 e 60 metros) e um rodoviário, num total de 12,4 km de extensão.

Um comentário que atraiu a atenção do público de autoridades, jornalistas e trabalhadores da ALL (América Latina Logística, que explora a ferrovia) e da CMT Engenharia (empresa que constrói o contorno), foi do governador, em seu pronunciamento. “Queremos anoitecer com os trilhos e amanhecer sem eles”, reafirmando a necessidade de Três Lagoas não mais ter esse problema a atravancar seu desenvolvimento. Por isso, máquinas e homens, ao mesmo tempo, efetuava serviço de pavimentação do trecho de trilhos no cruzamento da ferrovia com a avenida Filinto Muller (de um lado) e Clodoaldo Garcia (do outro).

SAÚDE

No mesmo local, o governador André Puccinelli também assinou a ordem de serviço para construção do Hospital Regional de Três Lagoas, que terá a função de Hospital Universitário para atender a demanda de alunos da UFMS (Universidade Federal do Mato Grosso do Sul).

A primeira etapa da obra vai disponibilizar 120 leitos, mas quando concluído os estudantes da UFMS e pacientes do município e região contarão com 170 leitos, sendo 150 disponíveis para internação e 20 para atendimentos ambulatoriais.

“Quero aqui, de público, mais uma vez, agradecer também a decisiva participação do empresário Magid Thome, à família Thomé, que doou a área para a construção do hospital”, lembrou a prefeita Marcia Moura.

Contorno Ferroviário, considerada como obra emblemática foi entregue hoje pelo governador Andre Puccinelli e o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos (Foto; Ricardo Ojeda)

O ministro dos Transportes, Paulo Sergio Passos, André Puccinelli e a prefeita Marcia Moura inauguram Contorno Ferroviário (Foto: Ricardo Ojeda)

André Puccinelli e o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos e demais autoridades percorrem um trecho do contorno ferroviário (Foto: Ricardo Ojeda)

O governador observado assina ordem de serviços para a construção do Hospital Regional de Três Lagoas (Foto: Ricardo Ojeda)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.