27.6 C
Três Lagoas
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Símbolos da cidade estão relegados ao abandono e à sujeira

12/07/2014 12h43 – Atualizado em 12/07/2014 12h43

Origens da denominação da cidade, as três lagoas que formam um dos atrativos mais importantes do Município sofrem com a depredação, o descaso e a omissão do Poder Público em resguardar esses patrimônios naturais

Léo Lima

Responsáveis pela denominação da cidade, as três lagoas que formam um dos mais importantes atrativos do Município vem sofrendo, ao longo dos anos, processo de devastação, com ação predatória de inconsequentes e descaso das autoridades administrativas, fiscalizatórias e judiciárias. Principalmente, a Primeira Lagoa e a Segunda Lagoa, localizadas entre os bairros Jardim Carandá, Dourado e Interlagos, que vem sendo alvos da ação de despejo de detritos e materiais descartáveis plásticos.

Cartão postal da cidade, a Lagoa Maior, circundada pelo bairro Interlagos e que “encosta” na área central, também sofre com o despejo de materiais inservíveis, como garrafas e sacos plásticos, papéis e outros objetos. No entanto, tem merecido um pouco mais de atenção da Prefeitura Municipal no que se refere à limpeza do espaço.

O maior problema são as outras duas lagoas, com menor volume de água e área, mas não menos impacto visual de beleza natural do que a Lagoa Maior. Nelas, o visitante pode constatar, facilmente, a degradação causada pela ação do Homem e onde a natureza (fauna e flora) resistem.

Já ouve ocasiões em que ímpetos políticos aventaram a possibilidade de um projeto agregar obras de revitalização das três lagoas. Mas, ao que parece, tal premissa ficou só na intenção

LIMPEZA

Por várias vezes, operações de limpeza das duas lagoas em questão foram realizadas, mas o problema torna a ocorrer, com o descaso de inconsequentes em despejar o lixo domiciliar e outros dejetos em suas margens.

Na manhã deste sábado (12), a reportagem do Perfil News esteve outra vez nesses locais, confirmando informações de pessoas que reclamavam da situação em que se encontram os espaços referidos.

Na Primeira Lagoa, centenas de garrafas plásticas, latas, entre outros materiais, despejados dentro e em suas margens. Na Segunda Lagoa, a cena se repetiu.

Veja as imagens abaixo:

Na foto maior, imagens da Primeira Lagoa; no detalhe, até sapatos foram despejados na Segunda Lagoa (Foto: Edivelton Kologi)

Moradores do entorno da Segunda Lagoa lamentam a ação de alguns inconsequentes e o descaso das autoridades (Foto: Edivelton Kologi)

Imagem da Primeira Lagoa: ao fundo, edifício no centro da cidade, contrastando com o lixo e sujeira bem próximo (Foto: Edivelton Kologi)

Além do esgoto despejado na Segunda Lagoa, materiais inservíveis entopem os bueiros (Foto: Edivelton Kologi)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.