27.6 C
Três Lagoas
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Biblioteca de Três Lagoas tem acervo extenso, salas de estudos, mas população ainda lê pouco

08/07/2015 17h06 – Atualizado em 08/07/2015 17h06

Espaço conta com mais de 30 mil livros, salas para estudo e laboratório de multimídia disponíveis gratuitamente aos moradores, mesmo assim o número de visitas é pequeno.

Lucas Gustavo

Dia após dia tem diminuído consideravelmente a quantidade de visitas de moradores à biblioteca municipal ‘’Rosário Congro’’, fundada em Três Lagoas no ano de 1946. Desde 2011, o espaço está instalado nas proximidades da Lagoa Maior e dispõe de acervo com mais de 30 mil livros. Pelo menos 10 funcionários trabalham no órgão que é vinculado à Secretaria de Educação e Cultura da prefeitura. As informações são de Fabiana Gomes, coordenadora do local.

Em entrevista à reportagem do Perfil News, a profissional acrescentou que a biblioteca funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, sem intervalos. Para o empréstimo de livros, que é totalmente gratuito, o morador precisa apresentar documento com foto, comprovante de residência atual e informar telefones fixo e móvel para contato. O prazo para a devolução ou renovação da obra retirada é de uma semana. Passado esse período, o leitor tem de pagar multa simbólica de R$ 1,00 por dia de atraso.

Depois de cadastrado, o usuário também tem acesso à sala de multimídia da biblioteca. O laboratório conta com 14 computadores conectados à internet. O serviço é autorizado apenas para pesquisas didáticas e elaboração de trabalhos escolares. A navegação é bloqueada para sites de relacionamentos e demais conteúdos suspeitos.

Além do espaço de informática, a biblioteca conta com quatro salas de estudo em grupo e dois ambientes com sofás para leitura. De acordo com Fabiana, no mês passado o local recebeu 2.200 visitas. A coordenadora considera o número baixo, já que o município tem mais de 100 mil habitantes.

‘’Não apenas em Três Lagoas, mas em todo o Brasil, não existe o hábito de leitura por parte da população. A verdade é que as pessoas lêem apenas por necessidade e não por satisfação. Muitas vezes, a falta de incentivo vem de casa e ou até mesmo das escolas. Pais leitores formam filhos leitores; o estímulo deve partir da família’’, avaliou Fabiana.

Constantemente, a coordenadora faz convites às unidades de ensino municipais e estaduais para que organizem passeios com os alunos à biblioteca. No ano passado, segundo ela, estudantes de várias escolas, inclusive de outros estados, conheceram e elogiaram o local. Além disso, Fabiana ainda desenvolve projetos para promover a leitura nos bairros mais afastados do centro.

Ainda de acordo com a responsável, a prefeitura não dispõe de verba destinada à compra de livros. Todo o acervo da biblioteca é fruto de pactos do município com os governos estadual e federal e de doações do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e de moradores.

Segundo Fabiana, os maiores frequentadores da biblioteca são alunos do ensino médio. Porém, crianças e idosos também retiram livros todas as semanas.

‘’A leitura transforma e abre várias portas. Aquele que lê, adquire senso crítico e torna-se um formador de opinião. Somente através da leitura enriquecemos nosso conhecimento. A internet é uma ferramenta espetacular, mas ela faz com que muitas pessoas se acomodem e dispensem os livros’’, finalizou a coordenadora.

AR-CONDICIONADOS DESLIGADOS

A biblioteca municipal conta com 18 aparelhos de ar-condicionados instalados nas diversas salas. Porém, eles ficam a maior parte do tempo desligados, já que a distribuição elétrica do local não é suficiente para alimentar todos os equipamentos funcionando. A situação gera revolta nos visitantes do espaço principalmente em dias calorosos.

Por telefone, a reportagem do Perfil News tentou em contato com a assessoria de comunicação da prefeitura para obter mais esclarecimentos sobre o caso e saber se existe previsão de quando o problema será resolvido, mas a ligação não foi atendida.

Biblioteca Municipal de Três Lagoas sem frequentadores. (Foto: Lucas Gustavo).

Biblioteca fica nas proximidades da Lagoa Maior. (Foto: Lucas Gustavo).

Sala de multimídia disponível para o uso da população. (Foto: Lucas Gustavo).

Fabiana Gomes, coordenadora da biblioteca. (Foto: Lucas Gustavo).

Funcionários responsáveis pelos processos técnicos dos livros. (Foto: Lucas Gustavo).

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.