25.2 C
Três Lagoas
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Saúde promove caminhada na próxima sexta na Lagoa Maior

21/11/2014 08h32 – Atualizado em 21/11/2014 08h32

Saúde promove caminhada na próxima sexta-feira na pista da Lagoa Maior

Ação do “Novembro Azul” é voltada às atenções da saúde do homem, com o objetivo principal de orientar, quebrar preconceitos e prevenir o câncer de próstata, causador de inúmeras mortes

Assessoria

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, Hospital Municipal, Instituto do Câncer de Três Lagoas e Rede Feminina de Combate ao Câncer, promove uma caminhada voltada às atenções da saúde do homem na próxima sexta-feira (28), a partir das 17h, na pista da orla da Lagoa Maior.

Esta ação foi inserida na programação do “Novembro Azul”, instituído com o apoio da Organização Mundial da Saúde(OMS), com o objetivo principal de orientar, quebrar preconceitos, educar e prevenir o câncer de próstata, doença que atinge e pode levar à morte um número considerável de homens, acima dos 50 anos, se não diagnosticada e tratada a tempo.

APOIO

Na ocasião, estarão disponíveis aos participantes três tendas de apoio, orientação e consultas. Numa tenda, estará disponível um médico oncologista, em outra um médico urologista e em uma terceira tenda uma equipe de enfermagem e nutricionistas, para aferição de pressão arterial e orientações de saúde e hábitos saudáveis aos participantes.

Em Três Lagoas, a campanha do “Novembro Azul” adotou como slogan “Este preconceito pode tirar você de sua família”, com o objetivo de alertar os homens quanto à importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata.

CÂNCER

Segundo o Ministério da Saúde, o câncer de próstata é a doença maligna mais comum entre os homens. O diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso da cura, já que a medicina tem comprovado que 90% dos casos de câncer de próstata são curáveis. Por essa razão, os homens estão sendo orientados quanto à importância de consulta anual com o médico urologista.

O preconceito e tabus, ainda presentes na mentalidade de muitos homens, continua sendo o maior obstáculo para a eficácia dos resultados do tratamento do câncer de próstata.

“Quanto mais precoce o diagnóstico, maiores são as chances de cura da doença. Estima-se que em 2014 existam 68 mil novos casos e aproximadamente 13 mil mortes já ocorreram neste ano. Por isso, todo homem acima dos 50 anos deve fazer o exame”, orienta o médico oncologista do Instituto do Câncer de Três Lagoas, Rodrigo Melão.

Em 2013, o Instituto do Câncer de Três Lagoas tratou 27 homens com câncer de próstata. Desse número, 10 já faziam o tratamento de quimioterapia e hormonioterapia e 17 entraram ao longo do ano. De janeiro a novembro de 2014, estão em tratamento 42 pacientes com câncer de próstata.

(*) Com Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Três Lagoas

O objetivo do evento é orientar, quebrar preconceitos, educar e prevenir o câncer de próstata (Foto: Ilustração/Divulgação)

A medicina tem comprovado que 90% dos casos de câncer de próstata são curáveis (Foto: Ilustração/Divulgação)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.