29.6 C
Três Lagoas
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Prefeito de Paranaíba é cassado

10/04/2013 08h56 – Atualizado em 10/04/2013 08h56

TRE cassa prefeito por fazer propaganda irregular usando a “máquina” na eleição municipal

José Garcia de Freitas, conhecido como “Zé Braquiara” foi condenado por confeccionar 10 mil cartilhas, com material de campanha, com dinheiro da prefeitura, no montante de R$ 7 mil

Ricardo Mendes

O prefeito de Paranaíba, José Garcia de Freitas (PDT), popularmente “Zé Braquiara”, foi cassado no início da noite desta terça-feira (9) e o segundo colocado nas eleições municipais, o deputado estadual Diogo Tita (PPS), vai assumir a prefeitura.

Braquiara foi condenado por improbidade administrativa.

A cassação foi determinada pelo TRE/MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul), em julgamento nesta terça.

Braquiara foi condenado por confeccionar 10 mil cartilhas, com material de campanha, com dinheiro da prefeitura, no montante de R$ 7 mil.

O TRE ainda julga outro processo, referente ao uso do site e mídias sociais oficiais do Poder Executivo Municipal como forma de publicidade de campanha para o então prefeito.

Mas mesmo sem o resultado desse julgamento o TRE/MS já afastou o prefeito do cargo já que segundo os promotores o prefeito e seus secretários poderiam prejudicar as investigações.

Como a cidade tem população menor de 20 mil habitantes, não haverá nova eleição, e o deputado estadual Diogo Tita (PPS), segundo colocado na eleição municipal, vai assumir a prefeitura.

OUTRAS DENÚNCIAS

O MPE (Ministério Público Estadual) já havia pedido o afastamento do prefeito José Garcia de Freitas, e de dez secretários municipais. O MPE sustentava que a cúpula municipal poderia prejudicar investigação de improbidade administrativa. No passado, operação policial apontou suposto esquema de notas frias na prefeitura.

Além do prefeito, o MPE pedia o afastamento dos secretários Deoclésio Pereira de Souza Júnior, Bruno Ferreira Leal, Jamil Balduino Machado, Renata Cristina Rios Silva Malheiros, Leonardo Aparecido da Silva Souza, Antônio Leonardo de Paula Leão, Claudio Rogerio Machado, Álvaro Roberto Zinezi, Ione Francisco de Souza e Fábio Henrique Leal Rodrigues.

UMA ADMINISTRAÇÃO POLÊMICA

José Garcia de Freitas (Zé Braquiara) nasceu no dia 18 de junho de 1965, em Paranaíba, e foi criado em fazendas da região. Já atuou na área rural, venda de gado e hoje tem uma empresa que realiza leilões de gado.

Em entrevistas e no site oficial da prefeitura Zé Braquiara definia como suas principais preocupações e metas ações na saúde, educação, geração de emprego, segurança, assistência social e respeito ao servidor público.

Zé Braquiara já vinha sendo investigado pelo Ministério Público Estadual por possível fraude no procedimento licitatório para fornecimento de combustíveis, onde teriam, em tese, concorrido o prefeito, a Pregoeria e o Auto Posto girassol.

Além de outro processo por doação irregular de terrenos no município.

QUEM IRÁ ASSUMIR?

O deputado estadual Diogo Robalinho de Queiroz, conhecido como Diogo Tita, é quem irá assumir a prefeitura de Paranaíba com a cassação do prefeito Zé Braquiara

Diogo Tita exerce seu segundo mandato na Assembléia Legislativa de Mato Grosso do Sul. Atualmente, pertence a bancada do Partido Popular Socialista (PPS).

O parlamentar é formado em Administração e Direito e já foi prefeito de Paranaíba, região do Bolsão, onde advogou por mais de 20 anos. Foi presidente da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/MS), naquela cidade, militando na área do Direito Civil. É especialista em Direito Agrário.

Tem em seu currículo a experiência na área da Educação, por já ter sido diretor de escola pública. Foi também diretor de sindicato naquela localidade.

Diogo Tita tem 57 anos, é casado, tem três filhos e, na eleição de 2010, quando candidato a uma das 24 vagas existentes na Assembleia Legislativa, obteve 20.277 votos válidos.

PARANAÍBA

O município de Paranaíba está localizada no sul da região Centro-Oeste do Brasil, à Leste de Mato Grosso do Sul.

Fundada em 1838, Paranaíba teve importante papel na Guerra do Paraguai, pois foi rota de apoio logístico para a fuga dos civis envolvidos nesse conflito.

A cidade é equidistante e a meio caminho entre a capital de MS e Uberlândia (MG) (dois importantes centros regionais e de serviços do Cerrado Brasileiro), ficando a pouco mais de 400 km de distância de cada uma.

É portanto um importante entreposto comercial para quem costuma transitar entre essas duas cidades.

Possui cerca de 70 mil habitantes.

Distâncias:

  • 410 km da capital estadual (Campo Grande)
  • 194 km de Três Lagoas
  • 868 km da capital federal (Brasília).

Prefeito Zé Braquiara e mais 10 secretários foram cassados por improbidade administrativa pelo TRE/MS (Foto: Arquivo Perfil News)

Segundo colocado nas últimas eleições o Deputado Estadual Diogo Tita assume a prefeitura de Paranaíba ( Foto: Assessoria Deputado)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.