Início Notícias Geral Começa dia 25 encontro dos maiores violinistas do País em MS

Começa dia 25 encontro dos maiores violinistas do País em MS

0

18/09/2002 16h07 – Atualizado em 18/09/2002 16h07

Os maiores violonistas do Brasil estarão em Campo Grande, de 25 a 29 de setembro, para o 4º Encontro de Violonistas do Mato Grosso do Sul. Durante a semana, os participantes terão acesso a Curso de Aperfeiçoamento sobre Técnica, Interpretação, História da Música e Pedagogia Aplicada ao Violão. Os treinamentos abrangem os aspectos referentes ao desenvolvimento do estudante de violão de todos os níveis, através de aulas individuais, master-classes, workshops, palestras e concertos. Além da programação na Capital, estão previstos recitais em Corumbá, Dourados, São Gabriel do Oeste e Três Lagoas.

O evento quer reunir na Capital alguns dos mais respeitáveis nomes do violão na atualidade, renomados professores e concertistas de reputação internacional. O violonista Fred Schneiter, falecido em maio de 2001, será o grande homenageado do evento. Schneiter esteve no Estado no ano 2000, quando foi realizada a terceira edição do projeto. Ele era parceiro do carioca Luís Carlos Barbieri, com o qual formou duo por 14 anos. E é Barbieri quem vai abrir a primeira noite do evento no Sesc Horto, em Campo Grande, no dia 25, às 21 horas, com recital.

Barbieri é considerado um dos maiores violonistas do Brasil, já se apresentou nas principais salas do país, fez concertos também na Áustria, Suíça, Portugal, México, Itália, Argentina.

Entre os músicos participantes está também o renomado, Pedro Martelli, de Goiás. Martelli é mestre pela The Juilliard School em New York, vencedor de vários prêmios pelo Brasil. O músico desenvolve trabalhos com coral e pesquisa há vários anos a Música Popular Brasileira.

No dia 26, estão programadas aulas individuais com Luís Carlos Barbieri, Maurício Orosco e Pedro Martelli. Também participam ministrando palestras e fazendo recitais, a cantora sul-mato-grossense, Clarisse Maciel, o músico do Estado, Evandro Higa, além de Eduardo Fleury, o Violão Câmara Trio, Paulo Belinati, Maurício Orosco, Toninho Carrasqueira, Luís Carlos Barbieri e Fábio Zanon.

O 4º Encontro de Violonistas do Mato Grosso do Sul faz parte do Projeto Violão em Concerto e tem o patrocínio do Fundo de Investimentos Culturais (FIC), do governo do Estado.

Violão em Concerto

O projeto “Violão em Concerto”, está em atividade no Estado desde 1996 desenvolvendo trabalhos na área artística e pedagógica, realizando anualmente diversas produções musicais, como o Projeto “Musicalizando”, o “Circuito Sul Mato-grossense de Violão”, levando eventos musicais ao interior do Estado.

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.
Sair da versão mobile