Início Notícias Geral Astros da música entram na luta contra a pirataria na internet

Astros da música entram na luta contra a pirataria na internet

0

26/09/2002 10h53 – Atualizado em 26/09/2002 10h53

Britney Spears, os rappers Nelly e Eminem, a diva do hip-hop Missy Elliott e outras estrelas da música internacional vão apresentar nas próximas semanas uma campanha de TV criada pelas maiores gravadoras de indústria fonográfica.

A campanha tem como objetivo alertar usuários para a ilegalidade do download de músicas, atividade que, segundo as gravadoras, é a grande responsável pela queda na venda mundial de discos.

Depois de registrar perdas de 5% em 2001, as vendas de CDs caiu mais 7% no primeiro semestre deste ano a medida que as redes de trocas de música on-line (P2P) ficaram mais populares.

  • Queremos levar aos fãs a mensagem de que baixar músicas ilegalmente, como explica Britney Spears em um dos anúncios, é o mesmo document.write Chr(39)que entrar em uma loja e roubar um CDdocument.write Chr(39) – disse Hilary Rosen, diretora-executiva da Recording Industry Association of America (RIAA), associação que reúne os principais representantes da indústria.

A indústria fonográfica estima que mais de 2,6 bilhões de arquivos de áudio são baixados ilegalmente da internet por mês, a maioria em serviços não-licenciados de “peer-to-peer” – redes que se popularizaram com o advento do Napster.

  • Muitas pessoas não têm noção de que, na verdade, quando baixam músicas que gostam de redes P2P ou de outras fontes on-line não autorizadas, estão na verdade roubando músicas – disse Rosen.

Os anúncios de TV serão exibidos nesta quinta-feira em um congresso americano sobre pirataria, que acontece em Washington, mas não entrarão no ar esta semana. A versão impressa da campanha será lançada nesta quinta-feira, em anúncios de página inteira nos jornais document.write Chr(39)document.write Chr(39)New York Timesdocument.write Chr(39)document.write Chr(39), document.write Chr(39)document.write Chr(39)Los Angeles Timesdocument.write Chr(39)document.write Chr(39) e em publicações especializadas, como document.write Chr(39)document.write Chr(39)Roll Calldocument.write Chr(39)document.write Chr(39), voltada para legisladores.

A campanha traz a pergunta document.write Chr(39)document.write Chr(39)Quem realmente liga para o download ilegal?document.write Chr(39)document.write Chr(39) e a resposta é uma lista dos 90 mais conhecidos cantores e compositores, incluindo estrelas como Eminem, Madonna, the Dixie Chicks, Missy Elliott, Elton John, Sting, Phil Collins, Luciano Pavarotti, Brian Wilson, Britney Spears e Natalie Cole.

A campanha é o resultado de uma parceria envolvendo inúmeras gravadoras, editoras, e organizações de músicos como a Music United for Strong Internet Copyright (MUSIC). O grupo inclui a RIAA – que representa gigantes da indústria como Bertelsmann, EMI, AOL Time Warner, Vivendi Universal e Sony -, a Associação de Música Independente, a Federação Americana de Músicos, a Associação de Música Cristã e muitas outras.

Mesmo após intensos processos movidos na Justiça, as gravadoras ainda não venceram a luta contra as redes P2P de compartilhamento de músicas. Mesmo antes de declarar falência, o Napster acabou abrindo espaço para serviços semelhantes, acessados em média por um milhão de usuários, entre eles Morpheus MusicCity, Grokster e Kazaa.

Fonte: Reuters e Globo News

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.
Sair da versão mobile