Início Notícias Geral Canadá diz que pretende descriminalizar posse da maconha

Canadá diz que pretende descriminalizar posse da maconha

0

30/09/2002 20h20 – Atualizado em 30/09/2002 20h20

O Canadá disse hoje que vai analisar o relaxamento das leis sobre a posse da maconha, uma atitude que pode causar preocupação nos Estados Unidos, já que alguns políticos acreditam que a droga esteja cruzando a fronteira entre os dois países.

Num documento em que descreve suas iniciativas de longo prazo, o governo liberal do primeiro-ministro Jean Chrétien disse que pode descriminalizar -mas não legalizar- a posse de maconha.

“[O governo] vai agir de acordo com os resultados de consultas parlamentares com os canadenses sobre mudanças em nossas leis sobre entorpecentes, incluindo a possibilidade da descriminalização da posse de maconha”, diz o documento, chamado “Discurso do Trono”, que descreve os compromissos políticos e econômicos do governo.

O ministro da Justiça, Martin Cauchon, esclareceu que a posse da maconha não vai ser totalmente legalizada por causa de compromissos internacionais assinados pelo Canadá. Mas deixou claro que o governo tende a retirar o status de crime da posse da maconha.

Cauchon lembrou ainda que um comitê do Senado pediu no início de setembro a completa legalização da maconha, com a permissão de vendas regulamentadas.

“Seria quase impossível avançar naquela direção, já que fazemos parte de convenções internacionais e temos de respeitar nossos compromissos”, disse ele. “Não podemos legalizar. Isso não significa que não possamos descriminalizar”.

Mais de 20 mil pessoas são presas por ano no Canadá pelo uso de maconha.

No ano passado, o país anunciou que permitiria que pessoas gravemente doentes pudessem usar a maconha, com uma licença especial, para aliviar a dor. Foram liberadas 378 licenças para o uso da maconha por motivos médicos e 248 permissões para produzir maconha para uso pessoal também por motivos médicos.

Fonte: Folha Online

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.
Sair da versão mobile