Início Notícias Geral Furacão Lili passa para categoria 4 e avança em direção aos EUA

Furacão Lili passa para categoria 4 e avança em direção aos EUA

0

02/10/2002 16h14 – Atualizado em 02/10/2002 16h14

O furacão Lili ganhou força e passou para a Categoria 4 da escala Saffir-Simpsom (que vai até 5), e avança com ventos de 217 km/h em direção aos EUA, informou a CNN. Moradores da região costeira dos Estados norte-americanos de Louisiana e do Texas estão deixando sua casas em direção ao interior, enquanto as previsões dizem que Lili deve chegar amanhã.

Um alerta de furacão foi emitido para uma longa faixa desde High Island, no Estado de Texas, até a foz do rio Mississippi, enquanto um aviso de tempestade tropical era dado desde Freeport, a oeste da suposta zona a ser atingida, até o Alabama, na fronteira com a Flórida.

Na semana passada, os Estados Unidos sofreram o impacto da tempestade tropical Isidore, que previamente atingiu, com categoria de furacão, a península de Yucatán (leste do México) deixando quatro mortos e danos materiais. Já o furacão Lili deverá ser o furacão de maior força da temporada a atingir o território norte-americano, segundo os especialistas.

Apesar disso, o governo do México interrompeu o alerta feito para o litoral norte da península de Yucatán, desde Cozumel até Progreso, devido à mudança do trajeto de Lili rumo aos Estados Unidos.

Em Cuba, o Lili deixou ontem um rastro de destruição na Ilha da Juventude e Pinar del Río, com casas e escolas atingidas, árvores arrancadas, postes elétricos ou telefônicos derrubados e frágeis casas de produção de tabaco destruídas por ventos de 160km/h e rajadas fortes.

Entretanto, o furacão trouxe menos chuva a uma velocidade de rotação mais rápida que a de seu antecessor Isidore, que há 12 dias fez um percurso similar. O furacão está provocando aumento nos preços do petróleo devido aos temores de que afete as plataformas do México.

Os meteorologistas disseram que o furacão não atingiria as instalações do Pemex. Apesar disso, analistas da indústria afirmaram que pode haver interrupções no abastecimento quando Lili atingir os Estados Unidos.

Fonte: Folha Online

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.
Sair da versão mobile