33.8 C
Três Lagoas
terça-feira, 21 de abril de 2026

Bill Gates e fabricantes de computadores apresentam o Tablet PC

09/11/2002 09h33 – Atualizado em 09/11/2002 09h33

NOVA YORK – Depois de uma década de trabalhos, fracassos iniciais e investimentos de milhões de dólares, está pronta mais uma novidade no diversificado e ágil mercado de computadores.

O presidente da Microsoft, Bill Gates, ao lado de executivos de algumas das mais importantes empresas de informática do mundo, apresentou o Tablet PC, uma máquina portátil que permite que os usuários escrevam na própria tela.

Cercado por executivos de empresas como Hewlett-Packard, Acer, Nec e Toshiba, Gates mostrou também o novo software da Microsoft desenvolvido para o Tablet PC, o Windows XP TabletPC Edition.

O Tablet PC lembra um notebook, no qual é possível anotar informações, abrir e modificar documentos e transformá-los em textos comuns ou salvá-los na própria forma manuscrita.

A nova tecnologia destina-se a pessoas que se movimentam de um lado para o outro, principalmente empregados de escritórios que participam de várias reuniões e que precisam fazer anotações enquanto usam o e-mail, realizam apresentações e consultam documentos. A Microsoft também espera que médicos e advogados tornem-se usuários do produto.

O Tablet PC surge em um momento de contínua desaceleração nas vendas de computadores pessoais, devido a uma economia fraca e a uma interrupção dos gastos corporativos.

Empresas como HP e Gateway vêm perdendo dinheiro no mercado de PCs devido à competência de concorrentes como Dell e EMachines, que vendem um computador para escritório por 300 dólares.

As primeiras tentativas da Microsoft de criar computadores baseados no uso de lapiseiras fracassaram, e o Newton, da Apple, precursor dos atuais notebooks, foi também um fiasco comercial, embora tenha sido considerado pioneiro.

Bill Gates, diante de uma platéia de especialistas em tecnologia, jornalistas e analistas, disse que a indústria percorreu um longo caminho desde então.

A Microsoft investiu cerca de 400 milhões de dólares em pesquisa e desenvolvimento, e Bill Gates disse que espera vender centenas de milhares dos novos computadores.

Hewlett-Packard, Acer, NEC, Toshiba, Motion Computing e outras empresas fabricarão o Tablet PC. O modelo da NEC só estará disponível no ano que vem. Empresas como Dell e Gateway não vão entrar neste mercado.

Carly Fiorina, diretora-executiva da HP, disse que o Tablet PC comprovava que a inovação na computação pessoal não está morta: “Estes produtos implicam o inexorável avanço da tecnologia até o centro de nossas vidas”.

Os novos computadores são planos e se parecem com uma folha de papel de 21,5 por 27,9cm. A tecnologia foi projetada para reconhecer a caligrafia do usuário, sem ter que seguir padrões definidos. As unidades já disponíveis custam entre 1.699 e 1.999 dólares, segundo Carly Fiorina.

Fonte: Reuters

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.