18/11/2002 09h05 – Atualizado em 18/11/2002 09h05
O Palmeiras entrou em campo precisando vencer o Vitória para se livrar do rebaixamento, em Salvador, e evitar a maior tragédia nos seus 88 anos de história. Não conseguiu. Apesar da luta, o time perdeu por 4 x 3 para os baianos e, em 2003, vai disputar a Série B do Brasileiro, pela primeira vez desde 1971, quando o torneio passou a ser disputado nos moldes atuais. Isso se não houver manobras, o que o clube garante que não tentará fazer.
O Brasileiro terminou para o Palmeiras como começou: de forma melancólica. O time jogou bem em três ou quatro das 25 rodadas e caiu de forma merecida. Muitos dos jogadores que atuaram ontem não farão parte do elenco na próxima temporada. O futuro do técnico Levir Culpi está indefinido, embora sua intenção seja ficar. Marcos, Dodô, Zinho, César, Arce, Rubens Cardoso, Nenê e Leonardo Moura devem sair.
Poucos torcedores foram à Bahia acompanhar o jogo. Mas o mundo palmeirense ficou ligado na TV. Levir optou por manter Zinho, apesar da má fase do meia. Nenê, mais uma vez, ficou no banco. Os baianos tinham remotas chances de classificação. Muitos apostavam que o time fizesse “corpo mole”. Não foi o que aconteceu.
O início do jogo sugeriu uma tarde dramática. Aos três minutos, Aristizábal cruzou e Allan Dellon fez 1 x 0 de cabeça. Em seguida, Flávio empatou. O Vitória marcou o segundo gol em um pênalti duvidoso. Aristizábal cobrou bem: 2 x 1. O Palmeiras empatou no início do 2º tempo, com Nenê, que entrara no lugar de Flávio. Mas o castigo veio aos 31, quando Alexandre falhou e Zé Roberto pôs os baianos à frente.
A partir daí, o desespero tomou conta dos palmeirenses e, num contra-ataque, André fez o quarto do Vitória. No fim, Arce descontou cobrando pênalti, mas era tarde. Os baianos, apesar do triunfo, ficaram fora das quartas. Acabaram em décimo.
Fonte: Jornal de Brasília





