23.3 C
Três Lagoas
domingo, 3 de maio de 2026

Papa atesta hoje milagre de madre Teresa

20/12/2002 08h46 – Atualizado em 20/12/2002 08h46

O papa João Paulo 2º, 82, deve certificar hoje, numa cerimônia solene no Vaticano, o milagre necessário para a beatificação de madre Teresa. Ele também deve anunciar a data da beatificação -provavelmente até o meio do ano que vem.

No início de outubro, a Congregação das Causas dos Santos, que analisa o caso, aprovou o milagre envolvendo uma mulher indiana de 30 anos, Monica Besra, que foi supostamente curada de um tumor no estômago depois que uma imagem de madre Teresa foi colocada sobre sua barriga e que rezaram para a religiosa.

A decisão de atestar o milagre foi tomada após uma reunião dos membros da Congregação das Causas dos Santos com um painel de médicos consultado pelo Vaticano que disse não ter encontrado nenhuma explicação científica para a cura.

Após a morte de madre Teresa, em 1997, aos 87 anos, o papa permitiu a aceleração do seu processo de beatificação, evitando o período de cinco anos exigido normalmente para o início do processo. Os simpatizantes da religiosa pediram que o papa fizesse uma exceção e acelerasse o processo, iniciado em 1999 (três anos antes do normal).

Em setembro, a Congregação das Causas dos Santos já havia declarado que madre Teresa possuía “virtudes heróicas” para a fé cristã por seus trabalhos com os pobres.

Depois que madre Teresa for beatificada, um segundo milagre será necessário para que ela venha a se tornar uma santa.

Agnes Gonxha Bojaxhiu (nome de batismo de Madre Teresa) nasceu em 26 de agosto de 1910, em Skopje (Macedônia). Em 1949, ela fundou a ordem Missionárias da Caridade, em Calcutá, na Índia.

Inicialmente, autoridades religiosas afirmaram que o papa poderia ir à Índia para comandar a cerimônia de beatificação, mas isso não deve acontecer devido à sua saúde frágil. Nirmala, chefe das Missionárias da Caridade, e outros líderes religiosos ligados a madre Teresa devem participar da cerimônia.

A madre Teresa de Calcutá, que recebeu o Prêmio Nobel da Paz de 1979, era considerada uma das principais vozes no mundo contra o aborto, que ela considerava “o pior inimigo da paz mundial”. Dedicou-se ainda a ajudar crianças, mendigos, leprosos e desamparados.

João Paulo 2º já beatificou e canonizou mais pessoas do que todos os seus antecessores desde a fundação, em 1594, da Congregação das Causas dos Santos -eles nomearam 808 beatos e 296 santos. O papa realizou mais de 1.300 beatificações e 470 canonizações desde que foi eleito, em 1978.

Fonte: Folha de São Paulo

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.