02/01/2003 09h37 – Atualizado em 02/01/2003 09h37
O dólar abriu em baixa de 0,47% hoje, dia do primeiro pregão do governo Luiz Inácio Lula da Silva. A moeda norte-americana é vendida por R$ 3,528 e comprada por R$ 3,518.
Segundo analistas, o novo presidente deve ganhar uma pequena trégua do mercado nos primeiros dias de governo a menos que alguma complicação externa – como a provável guerra entre Estados Unidos e Iraque e a consequente disparada dos preços do petróleo – complique o cenário econômico.
A facilidade da rolagem da última dívida cambial do Banco Central e a retomada tímida das captações de recursos por empresas brasileiras no exterior – verificadas em dezembro – mostram o otimismo do mercado em relação ao novo governo.
No entanto, esse otimismo só será sustentado no médio prazo caso Lula comece a negociar com o Congresso a implementação das reformas estruturais – principalmente a previdenciária e a tributária – ainda neste semestre. Neste caso, o dólar poderia apresentar trajetória firme de queda nos próximos meses, segundo analistas.
Fonte: Folha de São Paulo





