06/01/2003 12h56 – Atualizado em 06/01/2003 12h56
O caso do piloto de avião que desapareceu há quase um mês na região do Pantanal ganha repercussão nacional. No fantástico desse domingo, todo o Brasil conheceu o caso misterioso.
O avião foi encontrado de rodas para o ar no meio do pasto de uma fazenda e nem sinal do piloto. O gaúcho, Manoel Luiz Coutinho Dias. Os indícios são de que ele estava preso pelo cinto, soltou o cinto e saiu da aeronave tranqüilamente.
Fato que levou o presidente do aeroclube, dono do avião, a chegar a essa conclusão foi a perícia feita no aparelho. Os bombeiros passaram três dias vasculhando a região e não encontraram sinais de que o piloto tenha se ferido no pouso de emergência.
A posição dos cintos de segurança aumenta o mistério. O piloto seguia sozinho, mas os dois cintos estão desatados, o que simboliza que talvez tivessem dois passageiros na aeronave.
Duas bolsas com roupas estavam no avião. Mas Manoel Luis Coutinho dias viajava sozinho. Piloto com mais de 1.400 horas de vôo e quase dez anos de experiência, ele estava levando o avião para mostrar a um possível comprador; no quarto no aeroclube onde Manoel morou, nos últimos seis meses, foi encontrado o rascunho do plano de vôo.
Manoel decolou de Dourados, no Mato Grosso do Sul, às 7h15min da manhã do dia 13 de dezembro. O plano de vôo previa um pouso de reabastecimento em Rondonóplis já em Mato Grosso. Depois seguiria para Sorriso, no Norte do estado. Só que o piloto antecipou o abastecimento e pousou em São Gabriel do Oeste ainda, em Mato Grosso do Sul. Completou o tanque com mais 40 litros de combustível e decolou. Não foi mais visto.
Após a decolagem, o piloto teria mudado a rota. Voltando, voou cinco horas até acabar com todo o combustível do tanque. Veio a pane seca e o pouso de emergência em uma fazenda. O que intriga os investigadores é que o tempo de vôo do ponto de reabastecimento até o local do pouso forçado, não é maior que duas horas. Por que então o piloto gastou 5 horas? Por que pousar no pasto, se nas fazendas da região existem diversas pistas? Uma delas há menos de 2 km do local onde a aeronave foi encontrada.
A análise do GPS do avião, aparelho que orienta os vôos com informações de satélite, aumenta o mistério. O registrou mostra que de São Aabriel até onde o avião foi encontrado ele voou de forma clandestina. Ele não ligou o GPS e não ligou o rádio.
Quando a rota digitada no GPS foi analisada por computador mais surpresas: Foi verificado o aparelho saiu de operação 14 vezes.
O presidente do aeroclube suspeita de seqüestro.
O desaparecimento do piloto é um mistério até para a polícia que investiga o caso. O delegado José Raimundo trabalha com três hipóteses: uma, que o piloto tenha sumido de propósito; duas que o piloto tenha sido seqüestrado e estaria em um cativeiro. Na terceira versão, que para a polícia é a mais provável, Manoel teria sido obrigado por traficantes a pousar em outro lugar para levar ou trazer drogas da região de fronteira.
O delegado mostrou o mapa e explica o porque do tempo gasto do ponto de reabastecimento até o local onde estava o avião. Disse que depois de reabastecer, Manoel teria feito mais um pouso para pegar passageiros e mudado de rota..
Mas quem tramou essa estória? Onde está Manoel Dias? Perguntas que ha mais de 20 dias estão sem respostas. A família do piloto, que mora no Rio Grande do Sul, esteve em Mato Grosso do Sul em busca de notícias. Voltou sem novidades.
Fonte: TV Morena





