08/01/2003 10h55 – Atualizado em 08/01/2003 10h55
MOSCOU – O frio bateu todos os recordes na província de Moscou, onde ontem à noite foram registrados 37 graus abaixo de zero, enquanto as centrais térmicas trabalhavam a um triz de sua capacidade para garantir a calefação aos habitantes da capital russa.
O centro de imprensa do Serviço Meteorológico de Moscou informou que a manhã de hoje foi a mais fria na capital neste inverno, com temperaturas de mais de 30 graus abaixo de zero.
Junto à Universidade Estatal de Moscou, nas Colinas dos Pardais, os termômetros marcaram até 31,4 graus centígrados abaixo de zero, enquanto que as temperaturas mais document.write Chr(39)altasdocument.write Chr(39), 25 graus negativos, foram registradas no centro da cidade.
Dezenas de milhares de motoristas não puderam ligar seus veículos esta manhã, porque o óleo congelado impedia que o motor funcionasse.
No entanto, a pesar da brusca redução de veículos, em alguns pontos da cidade houve problemas de fluência de tráfico. Os trólebus, mais sensíveis às baixas temperaturas que os veículos com motores de combustão interna, não resistiam ao frio.
Pelo menos seis pessoas morreram congeladas nas ruas da cidade nas últimas vinte e quatro horas, segundo dados da Central de Urgências Médicas, elevando para 239 as vítimas mortais de hipotermia em Moscou desde que começou o frio no outono.
A onda polar atinge quase todo o país, desde o extremo oriente até São Petersburgo, com temperaturas entre 30 e 40 graus abaixo de zero, esta última registrada na região de Karelia e na península de Kola, no noroeste da Rússia.
O Golfo da Finlândia se encontra praticamente congelado, e é possível chegar caminhando de São Petersburgo a Estocolmo. document.write Chr(39)document.write Chr(39)Esta é uma situação que acontece uma vez em cem anosdocument.write Chr(39)document.write Chr(39), declarou Dimitri Taliev, engenheiro oceanógrafo do Centro Meteorológico de São Petersburgo. Segundo Taliev, em alguns setores do mar Báltico próximos ao delta do Neva a camada de gelo é de até 55 centímetros de espessura.
A previsão do tempo traz, pelo menos aos moscovitas, um pouco de otimismo: para amanhã se esperam temperaturas de 12 a 15 graus abaixo de zero, mas o document.write Chr(39)calordocument.write Chr(39) durará apenas alguns dias, e no sábado os termômetros registrarão novamente 20 graus negativos.
Fonte: Agência EFE



