22.6 C
Três Lagoas
quarta-feira, 6 de maio de 2026

Governo cede cargos para acalmar aliados

10/01/2003 17h00 – Atualizado em 10/01/2003 17h00

O Planalto decidiu acelerar a partilha dos cargos de segundo escalão do governo com os partidos aliados para evitar descontentamento na base política que já construiu no Congresso. Enquanto não se acerta com o PMDB, a ordem no governo é assegurar o que tem. Por isso, o PSB e PTB ganharam ontem novos cargos no governo, e o PL está prestes a concretizar seus pleitos.

O PTB fica com a presidência da Infraero, que vai para o senador Carlos Wilson, em fim de mandato. O PSB, do ex-governador de Pernambuco Miguel Arraes, indicará o presidente da Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf) e terá direito a uma diretoria da Petrobrás, que poderá ser definida pelo PSB do Rio.

As decisões ocorreram após várias reuniões do ministro-chefe da Casa Civil, José Dirceu, e o presidente do PT, José Genoino, com dirigentes dos partidos aliados. Além de PSB, PTB e PL, formam a base de sustentação do novo governo o PPS e PDT.

A definição para a Infraero ocorreu durante encontro de Dirceu e Genoino com o presidente do PTB, deputado José Carlos Martinez. O acordo com o PSB foi fechado em reunião entre Genoino, Arraes, o ex-governador do Rio Anthony Garotinho e o ministro da Ciência e Tecnologia, Roberto Amaral. Num encontro preliminar, no Congresso, sem a presença de Garotinho, dirigentes dos dois partidos acertaram os termos. “Isso já estava certo”, afirmou Genoino sobre os cargos na Chesf e a Petrobrás.

Questionado sobre a resistência dos dirigentes do PT do Rio, que tentaram aproveitar a disputa jurídica entre a União e a governadora do Rio, Rosinha Matheus, por causa do bloqueio do repasse do ICMS para aquele Estado, Genoino disse que o acordo com o PSB faz parte de uma negociação nacional e que disputas regionais não vão atrapalhar as articulações. “Respeito muito o PT do Rio, mas estamos construindo maioria no Congresso para dar apoio ao governo do presidente Lula e questões regionais não podem atrapalhar.”

Fonte: Jornal da Tarde

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.