14/01/2003 14h40 – Atualizado em 14/01/2003 14h40
O simples fato de ter mais de 50 anos não deve impedir que uma mulher use óvulos doados para engravidar, indicam os resultados de um pequeno estudo.
As mulheres com 50 anos ou mais que são “adequadamente avaliadas” podem conceber por doação de óvulo e ter taxas de sucessos similares às de mulheres mais jovens submetidas ao mesmo procedimento, de acordo com a equipe de Richard J. Paulson, da Escola de Medicina Keck da Universidade de Southern California, em Los Angeles. No entanto, elas têm um risco maior de certas complicações na gravidez.
Os pesquisadores basearam a recomendação em um estudo com 77 mulheres na pós-menopausa, que foram submetidas à fertilização “in vitro” (FIV) com a ajuda de óvulos doados entre 1991 e 2001.
“Ocorreram 55 gestações clínicas, com uma taxa de gravidez total de 45,5 por cento”, informou a equipe. “Não ocorreram mortes maternas ou neonatais”, acrescentaram os pesquisadores na edição de 13 de novembro do Journal of the American Medical Association.
As mulheres na casa dos 50 tiveram um bebê, gêmeos ou trigêmeos, com taxas similares às de mulheres mais jovens que conceberam por FIV. As mais velhas não tinham um risco maior de dar à luz bebês prematuros ou com baixo peso ao nascimento. No entanto, elas estavam mais inclinadas a ser submetidas à cesárea, em vez do parto normal.
Fonte: Terra



