15/01/2003 08h59 – Atualizado em 15/01/2003 08h59
Um missionário norte-americano de 67 anos e um indiano ficaram feridos depois que uma suposta gangue de radicais hindus atacou os dois com espadadas e barras de ferro no sul da Índia. Joseph Cooper, seu colega indiano Benson e a mulher de Benson com duas filhas estavam voltando para casa na segunda-feira após um encontro religioso na periferia da capital do Estado de Kerala, Trivandrum, quando ocorreu o ataque.
Doze supostos ativistas do grupo radical Rashtriya Swayamsevak Sangh (RSS), ideologicamente próximos ao partido nacionalista hindu, no governo, detonaram uma bomba antes de atacar os dois homens. De acordo com o chefe da polícia distrital T.K. Vinod Kumar, Cooper, que estava na Índia apenas de visita, sofreu ferimentos na mão e foi hospitalizado, e Benson teve ferimentos leves. A família dele não foi atingida.
Um homem foi preso por causa do ataque e a polícia procura os outros agressores, disse Kumar. Representantes do RSS não estavam disponíveis para comentários.
Grupos radicais hindus acusam os cristãos, minoria no país, de forçosamente converter hindus pobres, mas missionários dizem que apenas oferecem caridade. Mais de 80% da população de 1 bilhão de pessoas da Índia é formada por hindus e menos de 3% é de cristãos.
Fonte: Reuters





