25.9 C
Três Lagoas
quarta-feira, 6 de maio de 2026

Assistência Social realiza colônia de Férias

15/01/2003 09h09 – Atualizado em 15/01/2003 09h09

Aproximadamente 260 crianças e adolescentes pertencentes ao Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) em Três Lagoas, com idades variando entre os 7 e 15 anos, estarão participando nos meses de janeiro e fevereiro da Colônia de Férias que está sendo realizada pela Gerência Adjunta de Assistência Social, Trabalho e Cidadania, uma iniciativa que desenvolverá atividades planejadas com ações culturais, esportivas, recreativas e outras. Tendo como base o Centro Poliesportivo da Lagoa Maior e apoio da Gerência de Esportes e Lazer, a Colônia estará funcionando das 13 às 17 horas, de Segunda a sexta-feiras, sob a coordenação da professora Nilce Figueiredo Garcia, que estará trabalhando ao lado de mais 14 educadores e monitores. Segundo a Coordenação, as atividades também estão sendo realizadas no Ginásio Municipal de esportes "Prof.ª Cacilda Acre Rocha", no Centro Cultural "Prof.ª Irene Marques Alexandria", no Parque Infantil da Lagoa Maior, Projeto Renascer (uso de piscina) e na 3.ª Companhia do 47.º Batalhão de Infantaria, nesta última com visita a trilha ecológica.
Para a sr.ª Isabel Fares, responsável pela Gerência Geral de Qualidade de Vida e uma das precursoras da Colônia de Férias nos moldes atuais em Três Lagoas, "A finalidade da Colônia de Férias é para que as crianças não retornem às ruas, pois boa parte delas estavam neste tipo de trabalho como engraxar sapatos, vendendo alguma coisa, em atividades laborais, o que não é recomendável. Então, para que eles não retornem às ruas realiza-se a colônia", explicou. De acordo com a Gerente, como trata-se de férias eles ficam 4 horas por dia com atividades de lazer e que não caracterizem uma sobrecarga de ações, de forma agradável.
A colônia começou no dia 6 de janeiro último e deverá ser estendida até o próximo dia 14 de fevereiro, quando haverá uma cerimonia de encerramento nas quadras cobertas do Centro Poliesportivo "Professor Mílton José da Silva", na Lagoa Maior.

Pioneirismo e Zona Rural

José Paulo, de 13 anos de idade, que chegou até a trabalhar como ajudante de pedreiro e cuidar de carros, diz que “… agora não cuido mais, estou na colônia de férias e me divertindo, fazendo esportes legais”, complementando que quer continuar na colônia até o seu final.

Isabel Fares, que tem desenvolvido diversas ações visando o atendimento ao Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, salienta que o município tem sido pioneiro neste tipo de atividade, modelo que foi adotado por outras cidades de nosso estado. Terminada a colônia de férias, no próximo mês de março o PETI e outros Projetos que trabalham a criança e o adolescente estarão de volta em suas atividades normais em um período (o outro a criança deverá estar em sua respectiva escola).
Além da colônia de férias, já em seu 5.º (quinto) ano de realização, também está acontecendo evento semelhante na fazenda Eucaflora, com 24 crianças da zona rural, sob a orientação da professora Maria Lia Scaranci Mancini, que terão à disposição atividades como piquenique, torneio de pipa, pescaria, jogos, danças e muitas outras.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.