24/01/2003 18h38 – Atualizado em 24/01/2003 18h38
Após a estruturação de seu calendário para o ano em curso, a Gerência Municipal de Educação determinou que o ano letivo tenha seu início no próximo dia 24 de Fevereiro, uma Segunda-feira, nas suas 14 unidades escolares, incluída aí a Escola Pólo “Protázio Garcia Leal” com a previsão para 2003 de 18 salas na zona rural de Três Lagoas. No caso dos atuais Centros de Educação Infantil (antigas creches), com estrutura de unidade escolar, embora as aulas também se iniciem no dia 24 do mês que vem as crianças – de 0 a 6 anos de idade – já estarão sendo recebidas à partir do dia 03 de fevereiro.
Em número de 8, os Centro de Educação Infantil (CEI), diferenciam-se das antigas creches por terem o papel de cuidar e educar, com professores especializados desde o berçário, com um projeto político e pedagógico definidos para tanto, conselho gestor, enfim da mesma forma que qualquer escola da Rede Municipal de Ensino. Para que se tenha uma idéia, no ano que passou – em parceria com as gerências de Saúde e assistência Social – foi realizado um completo projeto de nutrição nessas unidades, demonstrando a preocupação da gerente geral de Qualidade de Vida, Isabel Fares, em oferecer a comunidade cuidados específicos nessa área. Para a professora Maria Lúcia Firmino, Gerente de Educação do município, é bastante importante a questão dos primeiros anos, onde a criança passa nas unidades escolares cerca de 8 a 10 horas diárias, durante a semana, onde diversos pontos são motivos de observação. “…são questões preocupantes como a saúde da criança com diabetes, pressão alta, a criança desnutrida ou obesa, situações que foram reveladas com maior precisão após a execução desse projeto…”, revelou.
A gerente de Educação inclusive ressaltou como muito importante a integração das três áreas (educação, saúde e assistência social) componentes da Gerência de Qualidade de Vida, pois puderam contar com profissionais como médicos, enfermeiras, agentes de saúde, a atuação dos técnicos da área social (multimistura), nutricionista, entre outros.
PREOCUPAÇÃO
Segundo a professora Maria Lúcia Firmino, a preocupação do prefeito Issam Fares é muito grande com as crianças do ensino fundamental, principalmente no tocante à alimentação e cuidados nas unidade escolares, com prioridade nas quatro primeiras séries, que em sua maioria encontra-se nos bairros da periferia da cidade. De acordo com dados da Gerência Municipal de Educação em 2002 os alunos matriculados chegavam próximos de 9500, número que deve ser mantido em 2003, considerando-se que são oferecidos vagas para a Educação infantil, Educação de Jovens e Adultos, Ensino Fundamental, este último com ênfase para de 1ª a 4ª séries (5ª a 8ª séries somente em três escolas). “Três Lagoas tem crescido em um ritmo muito acelerado e o prefeito Issam já deu seu aval para ampliação de mais 02 salas de aula na Escola Municipal “General Nelson Custódio de Oliveira”, informou a responsável pela área de educação.
Ainda de acordo com Maria Lúcia Firmino, o investimento da atual administração é bastante grande, pois segundo ela não se trata apenas de construir mas em se manter as unidades, com custos que vão desde os investimentos de capacitação de professores e funcionários até os cuidados com equipamentos físicos, para que se oferece, cada vez mais, ensino de qualidade à população.





