27/01/2003 14h59 – Atualizado em 27/01/2003 14h59
Uma fuga em massa foi registrada nesta madrugada na Cadeia Pública de Praia Grande, no litoral de São Paulo. Conforme a Polícia Militar, pelo menos 20 presos conseguiram escapar, por volta das 6h de hoje.
De acordo com a polícia, os presos escaparam através de um túnel com cerca de 20 metros de comprimento e 70 centímetros de largura. Até o momento, nenhum foragido foi recapturado.
A fuga chegou a ser percebida por um carcereiro. Um dos guardas que trabalha nas muralhas atirou contra o grupo, na tentativa de impedir que os presos escapassem, mas pelo menos vinte homens já tinham fugido.
Várias equipes da Polícia Militar estão trabalhando na captura dos foragidos. A polícia acredita que os homens ainda estejam nas proximidades do presídio, que fica ao lado de um mangue.
Um helicóptero da Polícia Militar, várias viaturas e uma equipe de patrulha aquaviária, além do Grupo de Operações Especiais (GOE), da Polícia Civil , auxiliam nos trabalhos para recapturar os detentos.
A Cadeia Pública de Praia Grande, também conhecida como Dacar 10, opera acima de sua capacidade. O local abriga atualmente 972 presos, mas foi construído para apenas 512.
No último dia 21, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), determinou a desativação da cadeia, que será reformada e dará lugar a um Centro de Detenção Provisória (CDP). O processo de remoção dos presos para outras cadeias do Estado deve começar esta semana, com conclusão prevista para 30 dias.
Fonte: JB Online




