03/02/2003 14h29 – Atualizado em 03/02/2003 14h29
BRASÍLIA – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que nesta segunda-feira foi condecorado com a Ordem do Mérito Militar, disse em Brasília que é preciso que as Forças Armadas estejam bem equipadas e treinadas para que a soberania nacional possa ser garantida.
“São muitos os desafios do novo Governo, e o fato de uma prioridade receber maior atenção em um determinado momento não significa que os outros assuntos serão esquecidos”, declarou o presidente, durante a cerimônia, no Salão de Honra do Quartel General do Exército.
Lula reconheceu que é necessário reequipar as Forças Armadas, mas, devido a restrições orçamentárias, será preciso adiar a compra de novos equipamentos, mas acrescentou: “Não por muito tempo”.
A Ordem do Mérito Militar é a distinção mais elevada conferida pelo Exército, e remonta a 1934.
Além de Lula, foram condecorados com a Ordem do Mérito Militar o vice-presidente da República, José Alencar, e o ministro da Defesa, José Viegas.
Cerca de 300 pessoas participam do evento, entre militares e civis, incluindo a primeira-dama, Marisa Letícia Lula da Silva, e a mulher do vice-presidente, Mariza Gomes.
Também assistiram à cerimônia os ministros Antônio Palocci, da Fazenda; e José Dirceu, da Casa Civil; além do novo presidente do Congresso Nacional, senador José Sarney; e do presidente do Supremo Tribunal Federal, Marco Aurélio Mello.
Fonte: Agência Brasil





