27/03/2003 01h16 – Atualizado em 27/03/2003 01h16
Seguindo diretrizes utilizadas à nível nacional, a Gerência de Área de Saúde, através do Programa Municipal de Controle da Tuberculose e agentes comunitários de saúde, realizou nesta segunda-feira, dia 24 de mobilização pelo Dia Mundial de Combate à Tuberculose. Pela manhã, panfletagem e abordagem para esclarecimentos de sintomas e encaminhamento para possíveis tratamentos, procurando conscientizar a população para uma doença que, embora sob controle, ainda existe dentre a comunidade e em 2002 mostrou 39 casos em Três Lagoas. Para Antônio Carlos Modesto, fisioterapeuta e componente da equipado Programa, “Este número de casos detectados deve ser reduzido ao máximo para que essa doença possa ser eliminada como problema de saúde pública”, que chama a atenção ainda para a necessidade de se alertar os treslagoenses para os perigos da Tuberculose, uma doença infecto-contagiosa e que precisa ser combatida.
A campanha irá até o próximo dia 30 de março com cerca de 70 agentes comunitários de saúde que estarão em supermercados da cidade, bem como em suas respectivas áreas (bairros) de atuação e unidades básicas de saúde, além do trabalho rotineiro que é feito no Centro de Especialidades Médicas, o CEM. O médico responsável pelo programa em Três Lagoas é o Dr. Ari Arão, ao lado da Auxiliar de Enfermagem Maria Antônio Nogueira, que poderão ser contactados sobre qualquer dúvida, naquele Centro.
Os panfletos distribuídos pela manhã na área central da cidade, além dos esclarecimentos feitos pelos agentes, alertam para uma série de sintomas que podem ser indício da doença como tosse por mais de 3 semanas, febre baixa no final da tarde, emagrecimento e falta de apetite acentuado, suadeira à noite e muito cansaço ou dor no peito constante. A tuberculose ;e transmitida pelo ar, através da tosse do doente, tem cura e o tratamento e exames são gratuitos.



